O UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, por meio do seu canal de lifestyle Nossa*, estreará a nova temporada Japão.
A programação vai ao ar entre os dias 21 de julho e 30 de agosto e apresentará uma série de conteúdos especiais relacionados ao país do sol nascente. Com a curadoria da cantora e compositora Fernanda Takai, vídeos, reportagens temáticas e ensaios fotográficos vão mostrar o que há de melhor na cultura japonesa, entre paisagens, sabores, curiosidades e personagens.
Takai, curadora do Nossa Japão, é descendente de japoneses e apaixonada pelo país. Como editora-convidada, ajudou a selecionar os temas da temporada. “Já fui sete vezes para o Japão e o que mais me surpreende é que sempre há algo diferente a descobrir no país. É uma nação que consegue conciliar tradições milenares com o que há de mais moderno e tecnológico”, avalia.
Para Takai, o aspecto mais marcante de suas viagens ao Japão é a chamada Omotenashi, a cultura de hospitalidade do povo japonês. “Ela está muito presente no dia a dia, desde um ‘bem-vindo’ que se ouve ao entrar em qualquer estabelecimento até no modo de receber em suas casas”, relata.
Segundo Eduardo Burckhardt, editor de Nossa, a programação propõe lançar um novo olhar sobre as tradições japonesas, como a evolução do quimono à alta costura, a cultura do chá, entre outros aspectos inusitados do país, como o fenômeno dos food trucks comandados por brasileiros. “Reunimos um time de mais de dez repórteres, fotógrafos e videomakers que moram no Japão para apresentar na temporada um retrato realmente diverso e surpreendente do país, com as dicas e impressões de tudo o que a Fernanda Takai viveu por lá, além de pesquisas que fez para seus livros e músicas, que sempre trazem referências à cultura japonesa”, contextualiza Eduardo.
Para acompanhar a temporada Japão a partir de 21 de julho, acesse uol.com.br/nossa.
*Nossa, inspirado em diversidade e com curadoria colaborativa, é uma plataforma que propõe transformar a maneira como os conteúdos sobre estilo de vida são produzidos e consumidos no Brasil.
(Fonte: XCom/Agência de Comunicação UOL)