A estação mais colorida do ano chega afinada ao menu executivo do gastropub Maialini, no Cambuí, em Campinas. Das entradas às sobremesas, a leveza e o frescor são marcas dos ingredientes, pensados de maneira a valorizar os produtos de acordo com sua sazonalidade. Para o chef Nicholas Callejas, essa é mais uma oportunidade para levar ao conhecimento do paladar brasileiro uma Itália diferente daquela das tradicionais cantinas. “A cozinha italiana é popularmente conhecida por trazer pratos fartos, quentes e relativamente pesados, mas ela é muito mais plural. Há uma parte dessa gastronomia que traz uma identidade bastante delicada, com sabores refinados e sutis. É essa que pretendemos explorar nesse menu”, explica.
Nas opções de entrada já é possível notar essa proposta. “Optamos por tudo que traga frescor à mesa. É o caso da salada de massa e da terrine. Outra mudança foi nos molhos, com opções mais leves, como alcaparras e tomates com ervas”, observa o chef. Tudo isso sem perder o sotaque parmense, vale frisar. A difusão de cultura por meio do alimento é uma das maiores marcas da cozinha de Callejas, que faz questão de propor uma experiência gastronômica completa mesmo durante o horário do almoço. “Ainda que as pessoas estejam no meio do expediente e com certa pressa, é possível ter um tempo no meio do dia para relaxar e se permitir descobrir novos sabores. Essa é a ideia do nosso executivo”, defende.
Além das entradas, ricas em alimentos como beterraba, rúcula e manjericão, os principais também surgem com uma proposta mais refrescante e sutil. E tem novidade nesse setor, aliás: agora são quatro diferentes opções de proteínas à escolha do cliente: filé mignon, salmão, galeto e filé mignon à milanesa – todas elas com três tipos de molhos a serem escolhidos. Para acompanhar, cada dia da semana há uma guarnição diferente. O risoto de zucca (abóbora) e mascarpone acompanhado por vagens na manteiga é um dos destaques, além do gnocchi de batata roxa com creme de manjericão e cenouras salteadas. O fettucine ao pesto, com batata, vagem e tomate confit, é outro clássico que traz o frescor da cozinha italiana às mesas do gastropub.
A leveza é assunto também nas sobremesas desenvolvidas especialmente para a estação. A salada de frutas, servida em uma charmosa compota com mel à parte, é uma das novidades. A pera, que vai da salada à sobremesa, também entra na lista das sutilezas repletas de sabor, assim como a pavlova com frutas – sucesso no menu anterior, foi mantida no cardápio a pedido da clientela. O almoço executivo é servido de segunda à sexta-feira no gastropub e inclui entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$33.
Com formação inicial em Hotelaria pela Faculdade Senac, Nicholas Callejas partiu para a área de gastronomia com o curso de Chef Internacional pela mesma faculdade. Realizou o Curso Prático de Cozinha pela Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa e concluiu a Capacitação para Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers. Em 2012, se formou no curso de Cozinha Italiana Avançada pela Faculdade Senac, com passagem de mais de 6 meses na Itália trabalhando no restaurante Antica Corte Pallavicina, condecorado com uma estrela Michelin. Em 2014, voltou à Itália para explorar a arte da salumeria com grandes chefs de Polesine Parmense. É inspirado por sua experiência em Parma que ele traz ao Maialini o melhor da cozinha tradicional da região para complementar o circuito da gastronomia italiana em Campinas.
Maialini
Endereço: Rua Emília Paiva Meira, 76, Cambuí – Campinas, São Paulo
Horário de funcionamento: almoço de segunda à sexta-feira das 12h às 14h30 e de sábado, das 12h30 às 15h30; jantar de terça à sexta-feira a partir das 18h30. Aos sábados, das 19h até o último cliente.
Contato: (19) 2515-2738.