Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Saiba mais sobre o caqui, a fruta do outono

Nutrição, por Kleber Patricio

Chegando esse mês às prateleiras, o caqui é fruta típica do outono. Na cozinha, a polpa suculenta e a textura delicada fazem sucesso em diversas preparações, desde a entrada até a sobremesa; nos benefícios à saúde, a fruta faz bonito, sendo ótima para os praticantes de atividade física, além de ajudar na saciedade e bom funcionamento do intestino.

“No período da safra, os alimentos sempre estão com mais nutrientes e com melhor sabor. No caso do caqui, o pico vai de março a maio e nesse período é mais fácil comprar caquis de qualidade e mais saborosos”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. A profissional aponta algumas curiosidades sobre essa fruta:

Não é tomate! – alguns tipos do fruto possuem cor avermelhada, o que faz com que ele se pareça com o tomate. Tanto os caquis quanto os tomates são ótimas fontes de licopeno, um antioxidante fundamental na prevenção do câncer de próstata e aliado no fortalecimento da nossa imunidade. Apesar da semelhança na aparência e no teor de alguns nutrientes, eles são frutas diferentes.

Mole ou duro? – depende da variedade. Os caquis mais moles – como o Taubaté e o rama forte – possuem mais taninos, o que dá a sensação de “amarrar a boca” e, por isso, devem ser consumidos mais maduros. Já as variedades fuyu, kyoto e giombo não possuem taninos, têm a polpa mais firme e crocante e tons mais amarelados.

Aliado dos praticantes de atividade física – em relação a nutrientes, o caqui possui vitaminas C e E, que ajudam a fortalecer as defesas do nosso organismo. Possui alto teor de açúcar, sendo uma fruta energética e seu teor de potássio é ótimo para quem faz atividades físicas e precisa repor esse mineral perdido no suor. A quantidade de fibras dos caquis ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino.

Sucesso em pratos salgados e doces – tem sabor adocicado, sendo uma ótima opção de sobremesa para quem gosta de um docinho após as refeições. Além disso, é uma fruta prática para levar de lanche, pois pode ser consumida inteira. Fica ótimo em pratos doces, como mousses e geleias, mas também pode ser usado para compor saladas e molhos para carnes ou massas. Vale lembrar que as preparações quentes fazem com que os caquis percam a vitamina C, pois ela é sensível ao calor.

Confira algumas receitas com caqui sugeridas pela nutricionista:

Compota de caqui

Ingredientes:

4 caquis maduros picados

½ xícara (chá) de açúcar demerara

Suco de 1 limão

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione os caquis e o açúcar. Cozinhe por 5 minutos ou até começar a desmanchar. Coloque no liquidificador e bata por 1 minuto. Volte o creme para a panela e acrescente o suco do limão. Cozinhe em fogo baixo até começar a engrossar (em média 5 minutos). Leve à geladeira e sirva com pães e torradas ou como doce de colher.

Molho de caqui para carnes

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 cebola picada ou ralada

1 colher (chá) de mostarda

2 caquis maduros picados

1 xícara (chá) de vinho tinto

2 colheres (sopa) de salsinha

Modo de preparo:

Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente. Tempere com a salsinha e sirva sobre bifes grelhados ou carne assada em fatias.

Mousse saudável de caqui

Ingredientes:

3 caquis grandes e bem maduros

1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça

1 colher (sopa) cheia de chia em sementes

5 tâmaras sem caroço picadas

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo.   Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.

Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.