Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Santo Antonio do Pinhal: tranquilidade e sossego nas montanhas da Serra da Mantiqueira

Santo Antonio do Pinhal, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Neste Carnaval, para quem deseja tranquilidade, paz e contato com a natureza para aliviar a rotina agitada de trabalho, a dica é Santo Antonio do Pinhal, a apenas 170 km de São Paulo. Encravada no coração da Serra da Mantiqueira e cercada por montanhas, a cidade do santo casamenteiro já se tornou referência para viajantes que buscam sossego.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal 

O centro da cidade possui arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região. Os turistas podem visitar a igreja da Matriz, Mirantes e a fonte de Santo Antônio, com bica de água fresca que desce das montanhas. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.

Cachoeira do Lajeado. Foto: Wagner Ribeiro.

Como as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas direta ou indiretamente à natureza, os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida, o Pico Agudo é cartão postal e um passeio indispensável.

Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°. É possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba, além de respirar ar puro e, claro, namorar em um cenário único do interior paulista.

No Pico Agudo ainda é possível assistir praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. Se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, vale destacar que diversas agências locais agendam voos com instrutores preparados para garantir a adrenalina com segurança.

Voo de parapente no Pico Agudo. Foto: Wagner Ribeiro.

Outra opção interessante é conhecer a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, e tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.

Em termos de hospedagem, a Pousada Quatro Estações de Pinhal é uma ótima opção, considerada uma das mais aconchegantes da região e com tarifas bem atrativas.

Outro atrativo da Quatro Estações de Pinhal é o fato de aceitar cães. Para os filhos peludos é cobrado a diária de R$40. São aceitos cães de pequeno porte. Em caso de dúvidas sobre o tamanho do seu filho peludo, verifique com a equipe da pousada antes de fazer a sua reserva.

Estação de trem Eugênio Lefèvre. Foto:
Wagner Ribeiro.

A Pousada Quatro Estações de Pinhal possui 10 chalés com estacionamento, wi-fi, lareira, frigobar, telefone, DVD, TV a cabo com mais de 100 canais, cama Queen Size e banheiros equipados com secador de cabelo. No que se refere ao lazer, a Quatro Estações de Pinhal oferece uma jacuzzi aquecida e uma piscina, salão de jogos e uma confortável sala de estar.

Para mais informações e reservas acesse www.pousada4estacoesdepinhal.com.br, ligue (12) 3666-2260 ou envie mensagem para o WhatsApp (12) 99198-0944.

Bistrô Seu Beneditú: gastronomia regional

Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quatro Estações. A gastronomia do Bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade. O Bistrô está aberto diariamente, das 12h30 às 16h para almoço e das 19h às 22h para jantar. O atendimento é realizado somente com reservas antecipadas.

(Fonte: WR Comunicação)