Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Semana da Cultura do Chá no Brasil acontece entre 29 de julho e 4 de agosto

Brasil, por Kleber Patricio

Chá é a bebida derivada da planta Camellia sinensis. Foto: Divulgação.

Com mercado e público em constante expansão no Brasil, o chá tem conquistado cada vez mais espaço na preferência de quem busca por um estilo de vida mais saudável e também como ingrediente na gastronomia e na mixologia. E os apaixonados por esta bebida milenar já podem se preparar, porque a Semana da Cultura do Chá no Brasil 2024 já tem data marcada: de 29 de julho a 4 de agosto.

Para o evento, estão previstas centenas de atividades, como workshops, promoções, encontros, degustações, webinários e outros, que acontecerão online e presencial, envolvendo a cultura em torno da bebida. Os estados confirmados com programação são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  ‎

Por designação tradicional, chá é toda bebida originada da planta Camellia sinensis, enquanto as outras plantas originam infusões. Popularmente, aqui no Brasil, é comum considerar como chá toda bebida cuja base é composta por ervas, raízes e flores diversas.

Além das atividades para consumidores finais, haverá também uma programação dedicada a empreendedores do ramo, tea blenders, gestores, proprietários de cafeterias e baristas, entre outros. Os quatro primeiros dias terão atividades online e, após, os eventos serão híbridos.

Para Yuri Hayashi, diretora da Escola de Chá Embahú e organizadora da Semana da Cultura do Chá no Brasil, esta é uma oportunidade de educar um público sedento por informações e também unificar um mercado ainda em desenvolvimento. “A primeira edição, no ano passado, nos serviu como um piloto para que pudéssemos entender qual a real demanda do Brasil. Percebemos que há um público ávido por educação em torno do chá e empresários amadurecendo seus negócios, o que eleva nosso mercado a um novo patamar atualmente”.  ‎

Sobre a Semana do Chá | A iniciativa nasceu através de amantes e profissionais do chá que compõem o grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá. Este ano, a Semana da Cultura do Chá no Brasil também conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira de Chá). Em 2022, a primeira edição da Semana contou com 250 empresas convidadas, cerca de 400 atividades e mais de 2.600 participantes, com apoio de embaixadas internacionais.

Chá é tendência de consumo e mercado | Dados da pesquisa da Euromonitor International (agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020 – quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor. Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais localizados no Vale do Ribeira, polo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.

Serviço:

Semana da Cultura do Chá no Brasil 2024

de 29 de julho a 4 de agosto

Para saber mais e acompanhar a programação (divulgação em 26/7): site oficial e Instagram.

(Fonte: ESC Conteúdo)