Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Série “Do Campo à Mesa” aborda produção de tomates no canal Coma Bem

Gastronomia, por Kleber Patricio

O engenheiro agrônomo da Tomates Mallmann, Fábio Sheidt. Foto: divulgação.

Com o intuito de divulgar informações e curiosidades sobre a produção dos alimentos no campo e os processos até chegar aos consumidores, o Canal Coma Bem inicia a série Do Campo à Mesa.

O primeiro episódio aborda a produção de tomates e o engenheiro agrônomo da Tomates Mallmann, Fábio Sheidt, explica as precauções necessárias para produção do fruto, como cuidado com as sementes, plantio, manejo de pragas, fertirrigação e controle de umidade do solo, entre outros assuntos. “Realizamos uma seleção criteriosa para escolher as sementes, com foco em resistência genética e visando à qualidade do fruto. Trabalhamos com agricultura de precisão para utilizarmos com eficiência todos os insumos e fazemos inspeções nas lavouras duas vezes por semana para garantir o manejo de pragas e doenças”, observa ele.

O profissional comenta que os frutos ficam 30 dias no viveiro e depois vão para o campo, onde permanecem entre 70 e 75 dias antes de iniciar colheita. O processo para produzir novas variedades envolvem estudos de pesquisadores que analisam diversos fatores, como resistência a doenças, características genéticas, região do plantio, sabor e coloração, entre outros. Para conferir a entrevista completa, acesse https://www.youtube.com/watch?v=cO6LiikwEHE&t=4s.

Canal Coma Bem

O Canal Coma Bem é um projeto que reúne informações sobre como obter uma alimentação saudável e equilibrada. A participação do público é essencial para gerar o engajamento necessário para fortalecer as questões levantadas nos vídeos. A grade de programação é dividida por entrevista com personalidades e estudiosos ligados à alimentação às segundas-feiras, animações com dicas ao consumidor às quartas-feiras e dúvidas da população e respostas de especialistas sobre os mais diversos temas às sextas-feiras.  O projeto tem o apoio institucional da FMC Agricultural Solutions e as informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no Facebook, Instagram, Youtube e site.