Sempre em busca de novidades, sem deixar de lado suas raízes e sua cozinha siciliana, o chef Nicoló Ferdico, da Taverna do Chef Nico, em Vinhedo, criou o mil folhas de creme de avelã italiano com compota de figo. A sobremesa tem três camadas crocantes de massa folhada intercaladas com creme de avelã e figo caramelizado. Para finalizar, açúcar de confeiteiro.
“É possível sentir bem o contraste dos sabores e das texturas. A compota de figo é feita com pouco açúcar, para não esconder o sabor da fruta”, destaca Nico. Além de incrementar o cardápio de sobremesas da Taverna, que conta ainda com tradicional cannoli siciliano, a novidade valoriza o figo, típico da região de Vinhedo e Valinhos.
“Estamos na época da fruta e isso garante um produto de melhor qualidade. Aqui no restaurante a gente prima por trabalhar com ingredientes de alta qualidade e de época”, ressalta o chef.
O creme de avelã utilizado no mil folhas é importado da Itália. “As pessoas estão acostumadas com aquele creme de uma marca famosa, mas este que utilizamos na Taverna garanto que é muito saboroso e com o sabor da avelã mais acentuado”, afirma Nico.
A Taverna
Com ambiente simples que dispensa luxo, a Taverna é o lugar ideal para quem gosta de comer bem. O local tem apenas 50 lugares e é a realização do sonho do chef Nicoló Ferdico, que começou a trabalhar em cozinhas de hotéis e restaurantes desde seus 15 anos de idade, na Itália. Aos 18 foi para a Califórnia, onde passou por diversos empregos, incluindo de pizzaiolo. De volta à Itália, explorou seu país de norte a sul e se especializou na cozinha mediterrânea. Foi para a França e voltou para os Estados Unidos, onde foi chef executivo de grandes restaurantes de Nova Jersey. No final do ano passado, Nico recebeu o certificado de embaixador da cozinha siciliana no mundo, durante evento em Milão.
A Taverna do Chef Nico é um dos 60 restaurantes com o selo Ospitalità Italiana do Brasil – na região de Campinas, é o único. Para receber este selo de qualidade, os estabelecimentos devem ter 70% da carta de vinhos com rótulos italianos, trabalhar com matéria-prima italiana, ter música ambiente italiana, decoração que remeta à Itália, pelo menos um funcionário que fale italiano fluentemente e pratos com nome italiano. Federico também é credenciado pela FIC – Brasile (Federação Italiana de Cuochi).
Taverna do Chef Nico
Av. Independência, 5879, Centro – Vinhedo
3ª a 5ª das 19 h às 22h30
Sexta e sábado, das 19 h às 23h30
Almoço sábado e domingo
Das 12 h às 16 h.