Todo mundo sabe da importância de cuidar da hidratação do corpo e repor os líquidos e sais minerais perdidos durante a atividade física para evitar o surgimento de lesões, cãibras e fadigas. Água mineral, água de coco, frutas e isotônicos são os preferidos nesse caso e devem ser consumidos em quantidades adequadas para ajudar a reidratar o organismo de maneira saudável.
“O ideal é se pesar após a corrida. O peso corporal perdido será a quantidade de líquido a ser ingerido. Inicie o consumo de líquidos imediatamente após o término da corrida. Vale ressaltar que o consumo de bebidas isotônicas só é necessário quando o tempo de atividade for maior do que 60 minutos”, explica a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.
Água mineral – para atividades físicas leves, de até 45 minutos, ela é a melhor opção para reposição de líquidos corporais. Depois da corrida deve-se ingerir 1,5 litro para cada kg perdido, após o exercício;
Água de coco – natural, refrescante, de baixo valor calórico e elevado teor nutricional, contém sais minerais essenciais para repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade física. Deve ser ingerida aos poucos e sempre intercalada com água. O consumo não deve ultrapassar 150 a 200 ml para cada 20 minutos de atividade física;
Frutas – de preferência as ricas em água, como melancia, melão e abacaxi são excelentes opções para ajudar a reidratar o organismo, mas não substituem o consumo de água. Após o exercício podem ser consumidas ao natural, em pequenas porções, ou em sucos.
Confira três receitas elaboradas pela nutricionista para ajudar na hidratação do organismo (basta bater os ingredientes em liquidificador e beber imediatamente):
Suco hidratante de laranja e melancia
300 ml de suco de laranja
1 fatia média de melancia
Suco hidratante com água de coco e abacaxi
300 ml de água de coco
2 fatias médias de abacaxi
4 folhas de hortelã
Suco de ½ limão
Suco hidratante com melão e maçã verde
300 ml de água mineral
1 fatia pequena de melão
1/2 maçã verde
1 colher (chá) de mel
Suco de ½ limão.