A receita desta semana, sempre com a assinatura do amigo culinarista Walter Sertori Jr., da Massas Artesanais Sertori, de Campinas, é de cuscuz de camarão.
O cuscuz é um prato muito simples e pode ser feito com vários recheios, como uma simples lata de sardinhas ou atum, frango desfiado, miúdos de frango, calabresa, legumes, até a sofisticação dos frutos do mar, combinando, por exemplo, os componentes de uma paella completa em suas duas versões, a com frango e frutos do mar (Valenciana) ou só frutos do mar (Espanhola).
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva;
1 cebola grande picada;
1 vidro pequeno de palmito em conserva (sem a água);
1 lata de ervilha em conserva (sem a água);
1/2 xícara (chá) de azeitona verde;
1 embalagem de molho de tomate;
1/2 Kg de camarão limpo;
3 xícaras (chá) de farinha de milho;
1 xícara (chá) de cebolinha picada;
sal e pimenta à gosto;
rodelas de ovos cozidos e de tomates e ervilhas para decorar.
Preparo:
Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola. Acrescente o palmito, a ervilha, a azeitona, misture e refogue bem. Acrescente o molho de tomate, o camarão, misture, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe ferver por 5 minutos; em seguida, junte a farinha de milho, a cebolinha, o sal e a pimenta. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre, até que fique homogêneo. O segredo do cuscuz é sua umidade, você conseguirá o ponto ideal com azeite (com cuidado, no ponto certo de textura e sabor, finalize esse ponto com muita atenção, despejando fios de azeite aos poucos e mexendo sempre – não pode deixar oleoso nem seco).
Em um refratário ou forma de pudim com furo no meio, untada com azeite e com as paredes e o fundo decorados com as rodelas de ovos e tomates (ervilhas e rodelas de palmito são ótimas opções também), despeje o cuscuz ainda quente e aperte bem com o auxílio de uma colher. Desenforme frio (pode até descansá-lo na geladeira e desenformar gelado) e decore-o com folhas de alface e cebolinha picada por cima e… bom apetite. Deguste com todo o prazer;
Reserve alguns camarões para a decoração do seu cuscuz; refogue-os em azeite de oliva com um pouco de sal e pimenta do reino branca. Limpe bem seus camarões, retire o fio negro das costas do camarão com o auxílio de um palito de dentes.
Sugestões de vinhos para acompanhar:
Hermann Bossa No. 5 Proseco Brut (Brasil)
Hermann Bossa Lírica Brut (Brasil)
Herdade do Esporão Verdelho Branco (Chile).
Apaixonado por receitas especiais tradicionais e técnicas inovadoras, como a gastronomia molecular, Walter é especialista em cozinha italiana e mediterrânea e os pratos da Massas Artesanais Sertori (19 99189-5808), sua empresa de catering, são frequentadores assíduos das mesas mais descoladas da metrópole vizinha.