Após um ano em que o Cerrado alcançou a infeliz marca de bioma mais desmatado do país, a premiada iniciativa ‘Sou Cerrado’ refaz a mesma pesquisa que comprovou, no final de 2023, o massivo desconhecimento dos brasileiros sobre o segundo maior bioma do país e seu berço das águas. A nova pesquisa, realizada em novembro de 2024 pela Hibou Monitoramento com mais de 1,6 mil pessoas, mostra que o Cerrado continua sendo pouco conhecido pelos brasileiros, mas em comparação com o ano passado, houve melhora.
Enquanto em 2023 71% dos brasileiros não sabiam que sem o Cerrado, a água está ameaçada no Brasil, em 2024 este número caiu para 63%. Ainda é alarmante, uma vez que o Cerrado abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem 6 das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e 8 no total.
A nova pesquisa foi apresentada em primeira mão dia 9 de dezembro, durante participação de Felipe Triaca, porta-voz do ‘Sou Cerrado’, no TEDx Guará Countdown – Viver o Cerrado, evento que reuniu especialistas, artistas e o público para discutir a preservação do Cerrado e buscar soluções práticas para enfrentar os desafios climáticos. O evento aconteceu na última segunda, dia 9. O evento faz parte do movimento global Countdown, voltado para fomentar ações concretas em prol da sustentabilidade em cinco áreas principais: energia, transportes, materiais, alimentos e natureza.
A primeira pesquisa de 2023 foi o ponto de partida para o lançamento do ‘Sou Cerrado’, projeto cujo propósito é atuar com foco na comunicação do bioma, por meio de ações de impacto e apoio de instituições e artistas (veja mais detalhes abaixo). “Se o Cerrado precisa de proteção e os brasileiros não o conhecem, era preciso atuar justamente nesse desconhecimento”, explica Laura Bergamo, coordenadora do Sou Cerrado, na Fresh PR, agência coidealizadora e realizadora da iniciativa.
Apesar de os números da nova pesquisa 2024 ainda mostrarem baixo conhecimento, houve melhora em relação ao ano passado. “Já vemos alguns pontos de transformação, e conhecimento tem curva de aprendizado. Com a continuidade do projeto e conteúdo disponível podemos esperar que ao final de 2025 tenhamos alcançado resultados ainda melhores”, diz Lígia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.
Alguns achados da pesquisa
– 63% não sabem que sem o Cerrado, não tem água no Brasil. Contra 71% no ano passado.
– 61% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado, contra 64% no ano passado.
– 67% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange 9 Estados), contra 70%, no ano passado.
– Aumentou em 8% a quantidade de brasileiros capazes de descrever o clima do Cerrado.
– 65% dos brasileiros não sabem que o tucano é um animal do Cerrado, contra 66% ano passado.
Acesse a pesquisa na íntegra no site www.soucerrado.com.br.
“Uma pequena mudança formando uma curva de aprendizado é muito significante para nós do Sou Cerrado, pois mudar a consciência de cada pessoa é nosso foco. Ecoar o grito de socorro do Bioma mais antigo do planeta para que suas águas continuem a correr é o que nos dá força para continuar. O grito de socorro do Cerrado é a nossa voz”, diz Felipe Triaca, ativista digital e diretor audiovisual do Sou Cerrado.
Sobre ‘Sou Cerrado’
Com apoio institucional de WWF-Brasil, Instituto Alok, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado, Rede Kalunga, Associação Veadeiros, e outras, e de empresas como Agência ACUCA, Urbia Cataratas, Hibou Insights, entre outros, a iniciativa de comunicação Sou Cerrado nasceu com base na invisibilidade do bioma. Idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista digital e editor, detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, o Sou Cerrado tem o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado por meio de comunicação 360.
‘Sou Cerrado’, além de uma marca, é uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs que atuam diretamente no Cerrado para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: www.soucerrado.com.br. Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão a Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge e Desacelere pela vida, entre muitas outras. Para novas ONGs se inscreverem para estarem na vitrine, basta acessar o site e fazer o cadastro.
(Com Aline Araújo/Fresh Relações Públicas)