Com o objetivo de trocar experiências e aprendizados, a sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) promoverá na próxima segunda-feira, dia 6 de março, mais uma edição da Roda de Conversa entre cuidadores e familiares de pacientes com Doença de Alzheimer. O evento, gratuito, terá início às 19 horas, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico), 709, Vila Teller. Não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer.
A Roda de Conversa da Abraz Indaiatuba contará com o apoio das facilitadoras Rebeca Caldeira e Jacqueline Eva Odenheimer. “O intuito é proporcionar aos cuidadores de idosos um momento de compartilhamento de experiências e angústias, aprendizado e reflexão”, explica Rebeca. “Este ambiente auxilia o cuidador a aceitar, de forma mais confortável, seu momento de vida, assim como a desenvolver sentimentos como pertencimento, reconhecimento e acolhimento.”
Para a presidente da Abraz de Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, a Roda de Conversa é um encontro importante no calendário anual do Grupo de Apoio, já que é voltado para o suporte psicológico de quem se dedica aos cuidados com os pacientes de Alzheimer. “É uma troca enriquecedora de informações e sentimentos. Com certeza os participantes sairão mais fortalecidos”, diz.
Rebeca Caldeira é bacharel em Gerontologia pela UFSCar. Mestre em Gerontologia pela Unicamp e Gerontóloga no centro dia para idosos Conviva Day Care, em Indaiatuba. Também é professora do Curso de Cuidadores de Idosos do Ateliê do Cuidado, em Campinas.
Jacqueline Eva Odenheimer é professora de Yoga e Yogaterapeuta formada pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (IEPY – São Paulo), inculado ao Kaivalyadhama Institute (Lonavla – Índia). É também pós-graduada em Yoga e em Psicopedagogia.
A Abraz
A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades.