Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Acesa Capuava promove oficina de arte e história ‘Arte Mural no Brasil’

Valinhos, por Kleber Patricio

Alunos durante a oficina. Fotos: divulgação.

A Acesa Capuava realiza mais uma parceria com o objetivo de incrementar atividades que auxiliem o desenvolvimento e aprendizado dos alunos com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Dessa vez, a artista plástica e coordenadora da 2ª edição do Projeto Oficinas Arte e História, Rosana Bazzo, está ministrando aulas na entidade sobre a arte mural no Brasil em parceria com o artista muralista convidado Alexandre Filiage.

“Estamos ensinando os alunos sobre noções básicas da história do muralismo para ampliar o conhecimento, estimular o aprendizado técnico e o desenvolvimento coletivo entre os participantes. Na prática, iremos realizar a pintura mural em uma das paredes da Acesa Capuava. O desenho, criado por Filiage, será uma paisagem lúdica e estilizada com céu, árvores e pássaros”, comenta Rosana.

A arte mural ou muralismo consiste em toda obra executada sobre uma parede. Pode ser pintada na superfície com tinta, spray, grafites, pintada como num afresco, (que é a aplicação de pigmentos coloridos diluídos em água sobre cimento ou argamassa ainda úmidos) e aplicada em relevos, ladrilhos, cerâmicas e mosaicos.

O propósito do projeto é ensinar um ofício e as obras farão parte do acervo permanente dos espaços onde serão realizadas as oficinas. Além das atividades na Acesa, viabilizadas pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio da Vermeer, as oficinas também acontecem na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste e no Teatro Gigi em Tabapuã/SP.

Na Acesa Capuava, as aulas irão durar um mês e se finalizam no fim de agosto. “É uma excelente oportunidade contar com a experiência de profissionais como a Rosana e Filiage para instruírem nossos alunos e monitores sobre o universo da história da arte. Pessoas com deficiências, em sua maioria, são muito sensíveis e a arte é uma via importante de contato e sensibilização”, conta a presidente da Acesa, Fernanda Teixeira.

A Acesa Capuava

A Acesa Capuava é uma entidade filantrópica de Valinhos, que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002, atua junto à entidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, por meio do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou acesse a página no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava.