Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

APC leva 13 atletas de atletismo à Etapa Regional São Paulo

Campinas, por Kleber Patricio

Parte da equipe de atletismo da APC em sessão de fotos no CEAR. Foto: divulgação.

O final de semana será marcado pelo início do calendário paradesportivo no Brasil. De 24 (sábado) a 25 (domingo), acontece a Etapa Regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa no Centro de Treinamento Paralímpico. Na ocasião, serão disputadas provas do atletismo e da natação.

Durante a competição, a Associação Paraolímpica de Campinas estará representada por 13 atletas na modalidade. Almejando superar os resultados de 2017, Fábio Breda, técnico da APC e da Seleção Brasileira de Atletismo, destaca a importância do foco logo na primeira competição do ano. “O objetivo de cada atleta é bem pessoal – alguns estão buscando uma melhor posição no ranking mundial; outros querem conquistar índices para a Etapa Nacional ou simplesmente fazer o seu melhor. Mas independe dos objetivos de cada atleta, todos estão focados e treinados o bastante para já iniciar o ano com bons resultados”, afirma Breda.

Verônica Hipólito e Alan Fonteles, que também fazem parte do quadro de atletas da APC, não participam da fase regional. Enquanto ela segue em Angola atuando nos workshops que visam promover o paradesporto pelo mundo, ele já está classificado para a fase nacional, em função dos índices obtidos no ano passado.

 

APC inicia ano competitivo no Circuito Loterias Caixa com 12 atletas da natação

Etapa Regional São Paulo acontece neste final de semana, no CT Paralímpico

Tiago de Oliveira durante treino em Campinas. Foto: Casa Mustache Filmes.

Embora 2018 já esteja se despedindo de seu segundo mês, o ano competitivo está apenas começando no paredesporto. E a primeira competição do calendário oficial acontece neste final de semana (dias 24 e 25) no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Etapa Regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa compreende as modalidades de atletismo e natação.

Após um ano bastante produtivo e com grandes conquistas individuais, a APC – Associação Paraolímpica de Campinas estará representada por 12 atletas das piscinas na competição. Almejando superar os resultados de 2017, Ricardo Gazzaneo, técnico da natação, destaca a importância da competição, além do início promissor para dois novos atletas: Alysson Souza e Izabela Dias. “A etapa regional São Paulo é hoje a mais disputada do ano. Por conta disso, fizemos uma preparação forte com o objetivo de conquistar os índices para as etapas nacionais. A equipe já vem em uma crescente muito boa e esperamos que cada atleta supere suas marcas do ano passado. Em 2018 contamos com algumas caras novas que vieram para fortalecer e qualificar nossa equipe, casos de Alysson e Izabela, os quais iniciam como grandes promessas para a temporada”, resume Ricardo.

Projeto Natação Fase II

Dos atletas confirmados para competir na Etapa Regional São Paulo, oito fazem parte do projeto Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II, que tem como proposta a formação de uma equipe – de nível internacional, nacional e regional – para participação das principais competições da modalidade, dentro e fora do país.

Propiciando aos contemplados todo o aparato necessário para um treinamento de excelência e oferecendo a melhor infraestrutura e um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, o projeto é realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e tem como embaixador o multicampeão Clodoaldo Silva. Patrocinado pelas empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle, o Centro de Treinamento Paralímpico: Natação Fase II recebe apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Devido aos resultados alcançados na temporada passada, as atletas Edênia Garcia e Macarena Gutierrez – que também compõem o time do projeto – estão garantidas na fase nacional da competição. Assim sendo, elas não participam da fase regional.

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas. Através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, a entidade visa contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo. Congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

O Circuito

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o Circuito Loterias Caixa é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem o intuito de desenvolver práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades, oferecer oportunidades para atletas de elite e novos valores ao esporte paralímpico do país.