A 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa já tem suas datas definidas: de 4 a 6 de agosto. Organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), o circuito é considerado o maior evento paradesportivo do cenário nacional, com provas nas modalidades de halterofilismo, atletismo e natação. Competindo nas pistas e nas piscinas, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) estará representada no evento por 19 atletas, sendo 10 do atletismo e nove da natação, além de sete membros da comissão técnica. As provas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, das 8h às 17h no sábado, e das 8h às 12h no domingo.
No atletismo, Alan Fonteles, Silvania Costa e Verônica Hipólito são as principais esperanças de pódio. Na 1ª etapa, o trio, que chegou à APC este ano, alcançou seis medalhas (quatro ouros e duas pratas) em seis provas disputadas. As atletas, inclusive, obtiveram os ótimos resultados após um período afastadas das pistas: Silvania estava de licença-maternidade, cuidando do pequeno João Guilherme, e Verônica, tratando um problema de saúde. Outro destaque positivo da 1ª Etapa e que pode, mais uma vez, se sobressair no circuito, é Larissa Oliveira – ouro no salto em distância, ela superou a atual recordista nacional da prova.
“Os atletas têm mantido os treinamentos em busca de melhorar suas performances individuais para a segunda etapa. Em junho, durante a primeira etapa, obtivemos resultados excelentes; para este novo ciclo, continuamos almejando bons rendimentos. Aponto como destaque a melhora nos tempos de treino das atletas Silvania e Verônica, o que pode acarretar em resultados ainda mais positivos a partir do próximo sábado”, resume Fábio Breda, treinador do atletismo.
Com braçadas rápidas, Edênia Garcia foi eleita a melhor atleta da natação feminina na etapa passada, onde alcançou três recordes brasileiros e um recorde das Américas. Recém-chegada à entidade campineira, a atleta foi reclassificada para a classe S3 há cerca de três meses e desde então tem alavancado seu rendimento. Outro destaque na 1ª Etapa foi o medalhista paralímpico Ítalo Gomes, que conquistou três ouros em três provas disputadas – 50m livre, 100m livre e 100m costas. Thiago de Oliveira, estreante no Circuito, garantiu sua primeira medalha na competição (bronze nos 50m borboleta) e também é esperança de pódio.
“Desde o fim da 1ª Etapa Nacional estamos concentrando forças para melhorar ainda mais nossos resultados nas competições. Como parte da nossa preparação, participamos recentemente dos Jogos Regionais, que aconteceram em Americana, onde alcançamos excelentes marcas. Nossos atletas atualmente fazem parte do bloco de força, fase em que eles começam a ter mais velocidade. Nossa expectativa para a 2ª Etapa Nacional é progredir na continuidade do circuito, alcançando, além das marcas pessoais, maior pontuação para a equipe, o que nos permitiria subir algumas posições no ranking de clubes. Ítalo Gomes e Edênia Garcia, que se preparam para o Mundial, seguem como os destaques das piscinas, mas os jovens Nicholas Kalaf e Thiago Oliveira também chegam fortalecidos para suas provas”, salienta Ricardo Gazzaneo, técnico da equipe de natação da APC.
APC
A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social no município de Campinas. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo e congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.
Projeto Natação Fase II
Dando continuidade às ações realizadas no ano passado pela Fase I, o Centro de Treinamento Paralímpico – Natação Fase II tem como proposta a formação de uma equipe com dez atletas de nível internacional, nacional e regional da natação com o intuito de participar das principais competições da modalidade, dentro e fora do país. Para que isso seja alcançado, o projeto propicia aos contemplados todo o aparato necessário para um treinamento de excelência, oferecendo a melhor infraestrutura e um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados. Realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto tem como embaixador o multicampeão Clodoaldo Silva; é patrocinado pelas empresas Cateno, Grupo Balminas e Perfetti van Melle e recebe apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.
Atletismo e Natação
As duas modalidades atendidas pela APC recebem apoio da Prefeitura Municipal de Campinas através do FIEC (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas).
Serviço:
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – 2ª Etapa Nacional
Data: De 3 a 6 de agosto de 2017
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rod. dos Imigrantes, Km 11,5, São Paulo (ao lado do São Paulo Expo)
Horários: Sexta das 09h30 às 18h (apenas halterofilismo); sábado das 8h às 17h; domingo das 8h às 12h.