Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

APC pode fechar 2ª etapa Nacional com cinco atletas obtendo índice para os Jogos Paralímpicos

Campinas, por Kleber Patricio

rio_2016_olympics_logoA 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação acontece neste final de semana, entre 15 e 17 de julho, no novo Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento representa a última oportunidade na obtenção de marcas classificatórias aos atletas das respectivas modalidades, que ainda vislumbram uma vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O país contará com 32 nadadores nos Jogos em setembro, número recorde e expressivo. A Associação Paralímpica de Campinas (APC) conta com três atletas já com índices para servir a Seleção Brasileira: Clodoaldo Silva, Ítalo Gomes e Vanilton Filho; o atleta André Meneghetti pode surgir como um quarto possível representante da natação pela entidade campineira.

Meneghetti busca uma vaga nos 100m borboleta, classe S11. Para classificar-se, precisa bater o tempo de 01’09’’03 – o atual é de 01’13’’30. “É um pouco distante, mas ele tem uma margem grande de melhora. Focamos o trabalho nos finais de prova, além de um trabalho de força e resistência específico para o movimento do nado borboleta”, comenta o técnico Thiago Vinhas.

O atletismo, por sua vez, contará com 61 vagas nos Jogos. Na modalidade, a APC tem outro atleta com índice para o evento na capital carioca: Odair dos Santos. O atleta possui a primeira colocação no ranking mundial dos 1500 m e 5000 m e aguarda confirmação para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos.

A entidade estará representada por 19 atletas na 2ª etapa nacional, sendo 10 da natação e nove do atletismo, além de cinco pessoas da comissão técnica. A expectativa é que André Meneghetti obtenha o índice, muitas medalhas e boas marcas individuais de todos os nossos atletas. Vale ressaltar que a confirmação dos atletas na Seleção Brasileira se dá apenas com a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que deve acontecer já na próxima terça-feira, dia 19.

A APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas. Busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social.

Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo. Congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.

O Circuito

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o Circuito Loterias Caixa é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem o intuito de desenvolver práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades, oferecer oportunidades para atletas de elite e novos valores ao esporte paralímpico do país.

Serviço:

Circuito Loterias Caixa – 2ª Etapa Nacional São Paulo (SP)

Data: 15, 16 e 17 de julho (sexta, sábado e domingo)

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (ao lado do São Paulo Expo)

Horários: Sexta-feira (apenas halterofilismo): sessões às 10h e às 16h; Sábado (todas as modalidades): das 8h às 12h e das 14h às 18h; Domingo (todas as modalidades): das 8h às 12h.