Com o fim da 2ª etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, disputada entre os dias 15 e 17 de julho no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, cessou também a busca por marcas classificatórias em ambas as modalidades para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. A Associação Paralímpica de Campinas (APC) esteve representada no evento por 19 atletas, sendo dez da natação e nove do atletismo, que retornam à cidade com 26 medalhas na bagagem. No total, foram quatro ouros, três pratas e três bronzes no atletismo e cinco ouros, oito pratas e três bronzes nas piscinas.
Além das condecorações, quatro atletas da entidade mantiveram os índices necessários para uma possível participação nos Jogos, em setembro, e aguardam agora a convocação oficial que acontece na próxima terça-feira, dia 19: Clodoaldo Silva, Ítalo Gomes e Vanilton Filho, da natação e Odair dos Santos, do atletismo.
Com a expectativa dos atletas elevada pela importância agregada nas provas, o técnico Fábio Breda frisou que a tensão aparente no CT refletiu nos resultados: “Muitos atletas buscaram um bom posicionamento no ranking e, consequentemente, uma convocação”. De acordo com ele, o clima também não colaborou; com o frio, vento e chuva do sábado, o rendimento, principalmente nas provas longas, acabou prejudicado.
No atletismo, destacaram-se os atletas Júlio Godoy, que fez sua melhor marca no dardo, e Larissa de Oliveira que, em relação à última etapa, progrediu ainda mais nas duas provas que disputa, os 100 m e o salto em distância.
Thiago Vinhas, técnico da natação, define como boa a participação da equipe nas provas disputadas. “Tivemos João (Paulo dos Santos) e Gisele (Pacheco) melhorando suas marcas pessoais e os demais atletas ficando próximos de seus melhores tempos”, resumiu. O treinador destacou ainda a estreia da atleta Macarena Gutierrez pela APC e os índices paralímpicos de seus nadadores.
Os atletas agora se preparam para as provas válidas pelos Jogos Regionais, em Americana (SP).