No último domingo, aconteceu na barragem do rio Capivari-Mirim o plantio de 200 mudas de árvores nativas da região, uma atividade promovida pelo grupo de ciclistas Indaiatuba by Bike com o apoio Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE). O evento contou com a participação de 150 ciclistas, que se reuniram no estacionamento da Prefeitura e foram pedalando os 9,3 quilômetros até a barragem.
O plantio aconteceu às 10 horas e teve o acompanhamento de funcionários do SAAE, que já haviam deixado as covas que iriam receber as mudas preparadas e faziam a aplicação de hidrogel (polímero que mantém a planta hidratada por até 30 dias) à medida em que os voluntários iam acomodando as mudas. Após o plantio, os visitantes fizeram uma volta na via que circunda a barragem para conhecer as futuras dependências do Parque do Mirim.
“Atividades como estas, além de ajudarem na criação da mata ciliar, fortalecem o espirito de preservação da natureza na população e realçam sua importância para um futuro em equilíbrio”, comenta Sandro Coral, superintendente do SAAE.
Indaiatuba by Bike
Encontro ciclístico gratuito promovido pelo Departamento de Turismo que tem o objetivo de resgatar o hábito dos passeios de bicicleta pela cidade aos domingos e incentivar o uso desse meio transporte, que é ecologicamente correto, aliando lazer, esporte e cultura. Visa ainda promover a conscientização ambiental dos munícipes e turistas através de roteiros que envolvem a história, cultura, educação e propriedades rurais de Indaiatuba. O passeio conta com carro de apoio, viatura do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Guarda Municipal e ambulância. A faixa etária recomendada para participação é acima de 10 anos para melhor acompanhamento do roteiro.
Barragem do rio Capivari-Mirim
A barragem, com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros de água, tem a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município.
No entorno da represa foram plantadas 110 mil mudas de árvores para formação de mata ciliar e proteção do manancial e está sendo construído um parque com pista de caminhada e ciclovia, deques cobertos para pesca, quiosques, campo de futebol society, quadras, parque infantil, academia da terceira idade e observatório.