O Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista – Cirva promove no dia 1º de abril das 8 às 17 horas no Plenário ‘Joab José Puccinelli’ da Câmara Municipal de Indaiatuba o 1º Seminário sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista com o tema Conhecer para entender o Autismo.
Transtornos invasivos do desenvolvimento se manifestam nos primeiros anos de vida. Estes transtornos caracterizam-se por prejuízos em diversas áreas de desenvolvimento, como habilidades de interação social, comunicação e atividades estereotipadas. Além de incidir em várias áreas do desenvolvimento, são notadas precocemente e seus efeitos são persistentes.
O objetivo geral do seminário, destinado a todos os interessados no tema, é promover conhecimento, esclarecimentos e conscientização, uma vez que, para de fato haver inclusão, terá que haver conhecimento – apenas por meio do conhecimento podemos nos desvencilhar de preconceitos. Nos dias atuais, muito se fala sobre o Transtorno do Espectro Autista; porém, sabemos que de fato a sociedade generalizada têm poucas informações do que é o TEA, como surge e formas de tratamento. O Cirva acredita que o fato de conhecer esse transtorno, suas formas e particularidades seja a chave para desmistificar conceitos, agregar conhecimento e caminhar rumo à efetivação de direitos das pessoas com deficiência e à inclusão.
Os objetivos específicos são de promover uma discussão clara e objetiva sobre o tema, fomentar o conhecimento enquanto ferramenta contra preconceitos, injustiças sociais e exclusão e apresentar aos interessados o trabalho realizado pela instituição.
A programação do seminário, que tem patrocínio da Stalden Chocolates e Cato Supermercados e apoio do SAAE e da Prefeitura de Indaiatuba, acontecerá da seguinte forma:
08:00 Credenciamento
08:30 Apresentação do Cirva
08:40 Palestra com a fonoaudióloga Juliana Pinheiro dos Santos – Comunicação e Linguagem
09:10 Palestra com advogada Dra. Lucia Benito – Lei Berenice Piana
09:50 Coffee Break
10:15: Palestra com neuropediatra Dra. Anna Elisa Scotoni – Porque o TEA acontece?
11:00 Palestra com psiquiatra Dra. Nataly Pimentel Rodrigues – TEA: tratamento para que e para quem?
12:00 as 13:30 Período de almoço
13:30 Palestra com Dra. Em História Cultural Maria Ester Sartori – Inclusão na educação
14:15 Palestra com professora e coordenadora da Educação Especial do Município Eliete Rodrigues – Inclusão dos autistas na educação municipal
14:45 Coffee Break
15:15 Palestra com nutricionista e fisioterapeuta Jorge Scarasat – Alimentação e Autismo.
O Cirva
Visto que no município de Indaiatuba ainda não existia nenhuma entidade focada ao atendimento da pessoa autista no ano de 1997 e o setor público não dispunha de atendimento qualificado nessa área, as famílias que tomavam conhecimento dessa deficiência levavam seus filhos até o município de Campinas para receberem atendimento específico na área do autismo. Com a ajuda de membros da comunidade, um grupo de pais envolvidos na causa fundou o Cirva – Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista.
Ao longo desses anos, a instituição tem procurado desenvolver programas de atendimento às pessoas autistas, que incluem atenção integral, multiprofissional e multidisciplinar, médica, psicológica, habilitação e reabilitação, alimentação, esporte e recreação, respeitando as individualidades e buscando estar regularizado com as documentações da instituição sem perder seu objetivo maior, que é o atendimento de qualidade aos autistas e seus familiares.
Em 1º de julho de 1997, o Cirva teve seu estatuto registrado sob o nº 26.843, processo 1331, no Cartório de Notas e Ofícios, de CNPJ nº 02.070.158/0001-63 e registrado no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), CMS (Conselho Municipal de Saúde), Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
Serviço:
Cirva – Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista
Rua Pe. Bento Pacheco, 741 – Centro – Indaiatuba/SP
E-mails: cirva@cirva.org.br / asocial@cirva.org.br
Informações: telefone (19) 3894-5449, com Katia ou www.cirva.org.br.