O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI), em parceria com a ABRAz – sub-regional Indaiatuba, realizarão na quinta-feira (18), das 13h30 às 16h, o I Fórum de Direção Segura e Envelhecimento. O evento será aberto e gratuito para todas as pessoas que se interessarem pelo tema, como familiares, cuidadores, profissionais da saúde, estudantes e idosos e acontecerá no Auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada II.
A proposta do fórum é orientar e esclarecer aos participantes sobre até quando é recomendado que o idoso continue a dirigir e qual a melhor forma de conduzir a transição nesta etapa de vida do idoso, além de discutir quais os impactos disto para ele e sua família, como aponta Ricardo Bueno Reis, presidente do CMDI. “No Brasil, legalmente não há idade máxima para uma pessoa continuar dirigindo um carro; portanto, vamos abordar as mudanças que a idade traz ao corpo, como a família pode perceber que o idoso não é mais capaz de dirigir e como ela pode ajudar o idoso neste processo.”
A primeira palestra do fórum abordará a fisiologia do envelhecimento e será ministrada pela médica Geriatra e Presidente da ABRAz – sub regional de Indaiatuba, Dra. Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira. Em seguida, o fórum contará com a presença da diretora técnica da Ciretran Indaiatuba, Maria Imaculada Andrade, que discutirá sobre os critérios de avaliação para renovação de CNH.
A segunda palestra será conduzida pelo psicólogo Giovanni Vendramini Alves, que irá abordar e discutirá sobre quais os impactos do parar de dirigir, tanto para o idoso quanto para seus familiares e cuidadores. Ao final, a fisioterapeuta Eliana Carvalho irá palestrar sobre reabilitação e adaptação veicular, discutindo sobre a redução da capacidade funcional do idoso e prevenção de acidentes.
O evento também contará com a presença de Daniela Gurgel Almeida, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma instituição sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações efetivas que reduzam os elevados índices de acidentes de trânsito no Brasil.