O Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), de Campinas, oferecerá flash mob, shows musicais, oficinas de artesanato e intervenções de grafite, no próximo sábado dia 19, a partir das 13hs, na Praça da Integração, localizada na Av. Papa João Paulo II, s/nº – Conj. Hab. Padre Anchieta. Incentivar o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e esportivas em espaços públicos das cinco macrorregiões de Campinas, é a proposta do UrbanizARTE. A programação é gratuita e aberta ao público.
A realização do evento conta com o apoio da Subprefeitura do Distrito de Nova Aparecida, Sanasa, Secretaria de Educação, Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo proporcionar a convivência entre diversos públicos, o protagonismo de organizações, grupos populares e associações e a articulação da rede local, a fim de potencializar e qualificar a oferta de manifestações artísticas, culturais e esportivas no território.
As programações do UrbanizARTE se iniciaram este ano em junho na região Sul de Campinas e demais regiões receberão atrações ao longo do ano – a próxima a ser contemplada será a região norte. Além do CPTI, esse conselho conta também com o envolvimento do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, DAS – Distrito de Assistência Social-Norte, Espaço Cultural Maria Monteiro, Centros de Sáude e Escolas Estaduais e outras ONGs do território.
“A indicação do território do Distrito de Nova Aparecida foi justamente pela identificação de vários movimentos culturais e artísticos, porém, realizados de forma individual; a proposta vem, portanto, potencializar de forma integrada as ações. Apesar da identificação prévia da riqueza cultural territorial, o número de atividades inscritas no UrbanizARTE nos surpreendeu, por serem muitas as linguagens artísticas. Agora cabe a cada um de nós envolvidos fomentar a continuidade e organização do conselho criativo, para que, além da organização pontual desse UrbanizARTE, também possamos viabilizar a realização de outros movimentos de forma intersetorial: organizações, poder público, lideranças comunitárias, movimentos artísticos e culturais, entre outros”, destaca a assessora social da FEAC Carla Boni Nascimento.
CPTI: 25 anos de História
Em 2017, o CPTI celebra 25 anos de história de assistência social na região norte do município de Campinas e é eleito pela revista Exame uma das 100 Melhores ONGs do Brasil para se doar.
Criado em 1992 por iniciativa da própria comunidade, período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições, o CPTI iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças, permitindo que suas mães saíssem para trabalhar.
Atualmente focada no atendimento e na promoção da garantia de direitos de crianças, adolescentes e grupos familiares, na política de assistência social a instituição é referência no terceiro setor e conveniada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Fundação FEAC).
Durante todos esses anos, o CPTI vem apoiando milhares de pessoas, oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, para crianças a partir de seis anos, e serviços específicos e especializados de atendimento para as famílias e comunidade, trabalhando a cidadania, os valores humanos, a autoestima e o protagonismo de seus participantes, com oficinas de balé, esportes, música, teatro, grafite, mundo do trabalho, educação ambiental, biblioteca e informática, entre outros. Telefones: (19) 3781-8090 | (19) 97402-2772.
Serviço:
UrbanizARTE
Data: sábado (19)
Horário: a partir das 13hs
Local: Praça da Integração, localizada na Av. Papa João Paulo II, s/nº – Conj. Hab. Padre Anchieta, em Campinas/SP.