O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vinculado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba, realizou na quinta-feira, dia 16, o projeto Auto Imagem, que visa à abordagem as pessoas em situação de rua para receber higienização, corte de cabelo, alimentação e atendimento com assistente social. Foram atendidas oito pessoas do sexo masculino e uma delas será encaminhada à Comunidade Farol.
Na ação, realizada quinzenalmente, os educadores e assistentes sociais fazem uma busca ativa das pessoas em situação de rua, que são levadas ao Creas com objetivo de trabalhar a auto estima, conscientização, a construção de novos projetos de vida e a importância de sair da rua.
Nesse dia são oferecidos e realizados higienização, alimentação e roda de conversa para reflexão de temas pertinente à vivência deles e, por fim, são oferecidos os serviços da rede socioassistencial. “Neste encontro, uma das pessoas atendidas mostrou possuir habilidade com a música e o grupo sugeriu a criação de um coral. Acertamos os ensaios semanais e ficamos felizes com essa iniciativa deles; o foco nesta ação é justamente esse: além de melhorar a aparência física, é construir uma nova pessoa, com novos objetivos”, comenta a assistente social Ântonia Canobel, que continua: “Quero agradecer a todos os funcionários do Creas que colaboraram nesta ação e em especial os alunos voluntários da escola e salão de cabeleireiros Pinheiro da Rita Alves Pinheiro”, conclui.