Em 2022, a bailarina, coreógrafa e empreendedora Flávia Tápias começou um projeto na nova sede do Espaço que leva seu sobrenome, na Barra da Tijuca. A ideia era de plantar, de fazer algo diferente e, assim, dar chance de escolha a pessoas que são cerceadas dos seus sonhos. Sair do lugar comum era necessário. E foi o que aconteceu. Inspirada em trazer uma nova vida às crianças de comunidades, junto com o Instituto Cultural Vale, criou o Engenho das Artes, que acontece no Centro Cultural Espaço Tápias e há mais de um ano tem se dedicado a abrir as portas das artes para quem não teria esta chance.
Reconhecida dentro e fora do Brasil, Flávia se diz privilegiada por abrir este caminho com esse projeto que, aos sábados, recebe em média 35 crianças de baixa renda para terem aulas gratuitas de teatro, dança e música no Espaço Tápias – muitos vêm de outro município. Cada participante ganha em dinheiro uma ajuda de custo para a passagem e o lanche por dia de aula. E, no fim de cada ano, haverá uma montagem no palco para que esses jovens vivenciem essa experiência.
Segundo Flávia, o Brasil é um celeiro de bailarinos, em que há um caminho aberto para investir em dança profissional, e proporcionar acesso a quem não tem condições financeiras adequadas é fundamental. “Esta é uma grande conquista para nós; muitos não teriam condições de estarem ali se não fosse essa ajuda e assim estamos conseguindo dar uma continuidade na formação desses jovens. Eu acredito que tudo é possível, com trabalho e estudo, em qualquer lugar do mundo. Hoje existem muitos projetos sociais onde jovens podem começar a educação artística. Tenho muito orgulho de ter fundado um centro cultural em um formato de coletivo artístico, e de ter organizado o Engenho das Artes”, diz.
O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. O Centro Cultural disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea no Brasil e no mundo.
Projeto Engenho das Artes – Centro Cultural Espaço Tápias
Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Rio de Janeiro (RJ)
contato@espacotapias.com.br – (21) 97279-9684.
(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)