O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), já iniciou a urbanização na área onde foi construída a barragem do rio Capivari-Mirim, que se tornará um parque ecológico aberto à população. O parque terá pista de caminhada e ciclovia, deques cobertos para pesca, quiosques, campo de futebol society, quadras, parque infantil, academia da terceira idade, observatório e estacionamento para mais de 800 carros.
O trabalho de terraplenagem e a concretagem das lajes que servirão de base para as atividades recreativas do parque, como os quiosques, academia para terceira idade, parque infantil e fonte interativa, já estão sendo realizados e a via de ronda da barragem, que também terá a função de pista de caminhada, está quase pronta, faltando aproximadamente 1 de um total de 7 quilômetros.
A barragem do rio Capivari-Mirim foi construída para armazenamento de água bruta, que irá garantir o abastecimento da cidade em períodos de intensa estiagem. O projeto original previa um armazenamento de 880 milhões de litros, pois com a estiagem de 2014 o projeto foi revisto e com seu aprofundamento, que ainda está em andamento, irá armazenar uma média de 1,3 bilhão de litros de água bruta.
Para formação da mata ciliar para proteção do manancial, foram plantados em 2015, 110 mil mudas de árvores nativas.