A ESPM, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, lança o Programa Jovem Inusitado, iniciativa de capacitação complementar para estudantes de escolas públicas. A proposta tem como objetivo criar uma ponte entre o ensino médio e a educação profissional, contribuindo para a preparação dos estudantes para os vestibulares de instituições públicas e privadas.
O curso preparatório vai além do reforço escolar e mira desenvolver habilidades interpessoais e raciocínio lógico com aulas focadas em resultados, capacitação técnica e comportamental. “Acreditamos no fortalecimento de uma cultura de aprendizagem continuada para que os jovens sigam na educação superior após o ensino médio e também, como alternativa, para que consigam a primeira oportunidade no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz”, diz Maria Carolina Conejero, coordenadora do Programa Jovem Inusitado.
Para as duas primeiras turmas, foram selecionados 50 alunos de escolas públicas de São Paulo, entre 16 e 22 anos, com renda familiar de até três salários mínimos. As aulas acontecem aos sábados, desde 11 de fevereiro, em período integral, no Campus ESPM São Paulo, no bairro Vila Mariana.
O programa terá duração semestral e carga horária de 120 horas, com acesso dos alunos a toda infraestrutura da ESPM, como laboratório de informática, salas de aula e de estudos, além do uso de uma plataforma de aprendizagem para plantões semanais com educadores para tirar dúvidas sobre exercícios. Os estudantes receberão também alimentação no local, material didático e uniforme.
Além das aulas de português, matemática e projeto de vida, os alunos terão a oportunidade de participar de vivências do Enem com simulações de prova e de redação.
Ao final do curso, os estudantes receberão certificado da ESPM e terão acompanhamento por até dois anos pelo núcleo de oportunidades da escola para que possam participar de processos seletivos da ESPM e de parceiros como Jovem Aprendiz, além de concorrer a vagas para bolsas de estudos.
Essa é a primeira edição do programa, que já prevê novas turmas no segundo semestre, com a abertura das inscrições prevista para março deste ano. “O que muda de fato um país é a educação fundamental. Esse projeto que estamos começando não tem a pretensão de substituir o importante trabalho que as escolas públicas têm desempenhado. Nossa ambição é contribuir para que os jovens possam se distinguir e aprender cada vez mais, porque quanto mais aprendemos, melhores profissionais e pessoas nos tornamos”, diz Dalton Pastore, presidente da ESPM.
Sobre a ESPM | A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
(Fonte: Nova PR)