“Diálogo do Escuro”, projeto criado pela Dialogue Social EnterpriseTM, da Alemanha, que já passou por mais de 40 países, entre eles o Brasil, está de volta para uma temporada na capital paulista. Além do mote cultural, a instalação é também uma experiência de diversidade, inclusão e empatia e ainda promove conexão e integração.
Durante a temporada, em cartaz desde 4 de agosto, o público tem a oportunidade de vivenciar o IN-visível. Conduzidos por guias com deficiência visual, em uma inversão de papeis, os grupos irão caminhar por salas escuras e estruturadas para que tenham as sensações de cheiro, temperatura, som e textura como se estivessem passando por parques, ruas e bares, entre outros ambientes do cotidiano. Durante o trajeto, os participantes poderão interagir com os guias para tirar dúvidas ou saber mais sobre a rotina de um deficiente visual nos grandes centros e desta forma quebrar barreiras e preconceitos.
“O objetivo do projeto ‘Diálogo no Escuro’ é mostrar para o ser humano que o impossível não existe e que nós determinamos nossos próprios limites. Promove ainda a coexistência e a diversidade por meio do encontro, experiência e diálogo entre diferentes grupos. Depois da experiência, o público certamente passará a notar, ao seu redor, a acessibilidade de espaços e serviços onde vive”, reforça Andrea Calina, sócia diretora da Calina Projetos.
“Diálogo no Escuro” é uma realização da Calina Projetos e Unibes Cultural, que também foram responsáveis pela montagem da exposição no Brasil entre os anos 2015 e 2016, em São Paulo e Rio de Janeiro, com o registro de 75.000 visitantes. Para esta edição, a exposição conta com o patrocínio de GetNet, Eurofarma, Drogasil e IHS.
Workshops em empresas
Nesta passagem pelo Brasil, a organização também dispõe de um programa de workshops para empresas, com foco em competências socioemocionais com temas como inclusão, diversidade, empatia, escuta ativa, respeito e conexão, entre outros. Com dinâmicas em grupo realizadas na escuridão, os participantes enfrentarão casos semelhantes a situações da rotina corporativa e de negócios.
Por meio de exercícios diversos, os facilitadores demonstram que pessoas com deficiência possuem competências que agregam valor às empresas e projetos, além de contribuir com as políticas de inclusão e diversidade. Estes workshops exploram instintos e potencialidades não utilizados normalmente para alcançar os objetivos descritos. A escuridão acelera, amplifica e ancora os processos de aprendizagem.
“As atividades dentro do projeto ‘Diálogo no Escuro’ foram elaboradas para mudar a mentalidade das pessoas sobre deficiência, diversidade e, acima de tudo, aumentar a tolerância sobre o outro, pontos que ainda vivenciamos e que devem ser revertidos. Esta é mais uma forma de contribuir para a quebra de barreiras em ambientes corporativos e mais ainda, mostrar que pessoas com deficiência visual têm potencial e que as empresas precisam contratar mais pessoas nessas condições”, pontua Luiz Calina, sócio diretor da Calina Projetos.
Para mais informações sobre o projeto Diálogo no Escuro, www.dialogonoescuro.com.br.
Sobre Diálogo no Escuro
Criado em 1989 pelo filósofo alemão Andreas Heinecke, o projeto está em exibição há mais de 30 anos e passou por 140 cidades de cerca de 40 países. A exposição foi vista por quase 10 milhões de pessoas e os workshops resultaram em treinamento de milhares de gestores e colaboradores no mercado corporativo mundial. Exposições e Workshops Diálogo no Escuro fazem parte das experiências de aprendizagem transformadoras da empresa alemã Dialogue Social EnterpriseTM.
Sobre a Unibes Cultural | Inaugurada em 2015, a Unibes Cultural é um centro cultural que fomenta e difunde a pluralidade da cultura, a indústria criativa e a agenda dos direitos humanos. Com uma programação ampliada para as diversas faixas etárias, a abrangência dos temas explorados alcança todas as áreas das expressões artísticas, literatura, audiovisual, artes cênicas e música. Sua programação inclui exposições, concertos, shows, palestras, cursos, seminários e outras manifestações com o objetivo de formação de público em geral e dos profissionais do setor, com um olhar sobre os desafios do século XXI.
Sobre a Calina Projetos | A Calina Projetos foi criada em 2002 com o objetivo de produzir eventos culturais e motivacionais abrangentes, de interesse coletivo e com a máxima qualidade, para pessoas e empresas. O intuito é realizar ações que propiciem um retorno positivo para a sociedade, sempre atendendo aos interesses estratégicos e gerando retorno institucional às empresas. Entre os principais eventos desenvolvidos pela Calina, podem ser citados: Diálogo no Escuro (Rio e SP); Diálogo com o Tempo (SP); Exposição Albert Einstein (SP); Pergaminhos do Mar Morto (Rio e SP); e Tesouros da Terra Santa (SP).
Serviço:
“Diálogos no Escuro” – Exposição e workshops
Quando: a partir de 4 de agosto
Onde: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré (ao lado do metrô Sumaré) – São Paulo (SP)
Dias e horários: quinta a domingo, das 12h às 19h (sessões com 45 minutos de duração e grupos com até 8 pessoas)
Ingressos: R$30 | R$15 (meia entrada) – ingressos https://bileto.sympla.com.br/event/74443
Crianças a partir dos oito anos e, até os 12, acompanhadas dos pais.
Quinta – gratuito – com agendamento também via Sympla.
(Fonte: Poletto Comunicação)