Desde segunda-feira, 17, crianças e jovens moradores da Cidade de Deus, Caju e Acari já podem se matricular em atividades artísticas gratuitas. O projeto Favela Mundo abrirá inscrições para 950 vagas nos cursos de teatro, hip-hop, musicalização infantil, violão, jazz e danças brasileiras. O foco são crianças e adolescentes de 2 anos a 18 anos e o único pré-requisito é estarem estudando. As aulas seguirão todas as recomendações para a prevenção da Covid-19, incluindo uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre alunos e distribuição de álcool em gel. O projeto já beneficiou quase 7 mil crianças e adolescentes nos últimos 11 anos.
“Estamos muito felizes em estarmos simultaneamente em três grandes comunidades da cidade em 2022. Esperamos estimular as crianças e jovens a voltarem a estudar, uma vez que a pandemia fez com que os números da evasão escolar aumentassem muito. Estamos chegando com diversas atividades no contra turno e sempre com o foco no estímulo ao estudo e no desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto. “Em 11 anos de atividades, verificamos a melhora no desempenho escolar nas comunidades por onde passamos. Unir a educação e a cultura sempre foi nosso maior ideal e precisamos unir forças para que essa geração não tenha seu desenvolvimento comprometido por conta da paralisação causada pela pandemia”, complementa.
O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO, LAMSA, MetrôRio, com apoio do Instituto Invepar.
Favela Mundo | A ONG Favela Mundo tem muito que comemorar em seus 11 anos, completados em setembro: a organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. Além deste, a Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três desses na Organização das Nações Unidas.
Já beneficiou mais de 11 mil pessoas – cerca de 7 mil alunos foram de crianças a partir de 2 anos, participantes de oficinas do projeto homônimo, enquanto 4 mil foram capacitados pelo A Arte Gerando Renda, com oficinas voltadas para jovens e adultos a partir de 15 anos, com o foco em profissionalização artística para o mundo do carnaval e da estética.
Serviço:
Favela Mundo abre 950 vagas para crianças e jovens de três comunidades
Para se inscrever em uma das oficinas é necessário estar matriculado em uma escola
Caju – Rua General Sampaio, 74 fundos. Na Associação A Arte Salva Vidas
Cidade de Deus – Rua Moisés s/n. No EDI Senhora Perciliana de Alvarenga
Acari – Avenida Professor Sá Lessa, 300 – EM Daniel Piza.
Para saber mais sobre a ONG, clique aqui ou ligue para (21) 2236-4129.
(Fonte: Agência Is)