A Feira Ambiental Ecopark, realizada na Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico de Indaiatuba, foi o destino de mais de 22 mil pessoas no fim de semana. A segunda edição da Feira veio ainda mais completa este ano e trouxe teatro e atrações musicais para complementar as exposições de serviços, Fazendinha, passeios de carretinha no trator e de Ecobike e soltura de peixes no lago e doação de mudas que repetiram o sucesso do ano passado. O evento, organizado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, aconteceu no sábado (24/6) e domingo (25/6).
O balanço da Feira incluiu a doação de 665 mudas de árvores e outros 518 cadastros para plantios em calçadas, totalizando 1.183 árvores. A equipe do Projeto Click Árvore também doou 18 mil suculentas e hortaliças para as famílias que passaram pela Feira. No Centro de Reabilitação Animal foram registrados 27 cadastros para doações de gatos, 27 para doações de cães e sete fichas para castração de animais. Os lagos do Parque receberam 8 mil peixinhos.
Uma das novidades da segunda edição da Ecopark foi a realização do 73º Domingo Ecológico durante a Feira. O projeto, que é realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa Mann+Hummel, levou para o Parque Ecológico quatro apresentações da peça teatral “A Montanha Encantada” e oficinas de materiais recicláveis, que foram sucesso de público.
Este ano, também não faltaram pontos para as fotos. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos preparou vários “cantinhos instagramáveis” que garantiram belos registros nas redes sociais da passagem pela segunda edição da Ecopark. Portais feitos de vegetação, bicicletas floridas, molduras de coração, carretinhas, charretes, tratores e até cavalinho de fibra foram cenários bastante disputados por todos.
Os escoteiros organizaram brincadeiras e até uma parede de escalada foi montada para a diversão das crianças, que, entre tantas atrações, ainda puderam aproveitar um playground de pula-pula todo montado de pneus reciclados.
Os pequenos animais da Fazendinha “Recanto Feliz” repetiram o sucesso do ano anterior e foram o principal foco dos pequenos que visitaram a Feira. Alguns pais tiveram um certo trabalho para retirar as crianças da Fazendinha. O mesmo aconteceu durante a soltura de peixes no Córrego do Barnabé e nos passeios com a carretinha puxada por trator, que foram atrações muito disputadas.
Os estandes de doação de suculentas e de mudas de hortaliças do projeto Horta nas escolas ficaram lotados nos dois dias. Todos que passavam pela Ecopark queriam garantir uma “mudinha” para levar para casa.
A Pista de Aeromodelismo do Parque Ecológico virou pista de bike para as pessoas testarem as bicicletas ecológicas do Projeto Ecobike, com passeios supervisionados pelos organizadores.
O grupo de Flash Mob da Corpus Saneamento fez o público dançar com as apresentações programadas durante todo o dia. De hora em hora, a “equipe de limpeza” uniformizada surpreendia as famílias com um show de música e dança.
Outro show que foi sucesso foi dos cães do Canil da Guarda Civil, que fizeram apresentações nos dois dias da Feira. A Secretaria de Cultura levou apresentações da Banda Brexó e da Banda Rock’n Roça para o palco montado pela Prefeitura na Praça de Alimentação. Aliás, o palco também recebeu as palhaçadas do Koringa, que fez a festa da garotada também no chão, circulando pelo espaço com suas brincadeiras e pousando para as fotos.
No estande da Associação Mata Ciliar o público teve a oportunidade de conhecer o trabalho de atendimento e reabilitação de animais resgatados no município, conhecer a exposição de sementes e de pegadas de animais em gesso, e ainda participar de um jogo interativo de perguntas e respostas com apoio de material ilustrativo e do Jogo Tabuleirão, no qual as crianças fizeram um percurso que mostrou os desafios ambientais e os benefícios da preservação de um curso d’água.
Todos os serviços da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estavam expostos na Feira com seus equipamentos: Click Árvore, Biodiesel Urbano, Programa Cata Bagulho, Projeto Cidade Limpa, Horta nas Escolas, Reciclagem e Licenciamento Ambiental. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) levou um caminhão de água potável para o evento e expôs a Van Laboratório da autarquia, que mostra como é feita a análise da qualidade de nossa água.
A Secretaria da Saúde vacinou 1.399 pessoas contra Influenza; contra Covid-19, foram aplicadas 582 Bivalentes, 22 Pfizer, 11 Babys e 34 Ped, e na campanha de Multivacinação foram aplicadas 51 vacinas variadas. Durante a Ecopark também foram aplicadas 171 doses de vacina antirrábica, sendo 156 cães e 15 gatos vacinados.
No cantinho da equipe de Controle da Dengue as pessoas conheceram equipamentos e veículos usados no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, visitaram a exposição do ciclo biológico do mosquito com amostras de larva, mosquitos e microscópio; as crianças participaram de jogos interativos e ganharam brindes, assistiram vídeos e até um mini cinema com o tema.
O evento também envolveu as secretarias de Relações Institucionais, de Assistência Social – Terceiro Setor, de Fiscalização, de Segurança Pública – Defesa Civil, de Obras e Vias Públicas – Trânsito e Elétrica, de Educação – Bosque do Saber, de Cultura, e Secretaria de Saúde – Central de Ambulâncias.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)