Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fundação Edmílson garante água limpa para moradores de Betânia, no Piauí

Betânia, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

A água é o princípio de todas as coisas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 202 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável. O nordeste do Brasil, apesar de toda a sua beleza natural, ainda é a região que mais enfrenta esse problema. Para se ter ideia, 27,6% dos nordestinos ainda carecem de água em suas torneiras.

A região ainda é castigada por um longo período de seca. Segundo dados da Eco Nordeste, as áreas rurais, que englobam 50% da população de 42,3% dos municípios do Nordeste, são abastecidos por fontes alternativas, mas que muitas vezes não recebem tratamento adequado para uso.

A Fundação Edmílson, liderada pelo jogador pentacampeão Edmílson e sua esposa Siméia Moraes, em parceria com o Instituto Novo Sertão, tem voltado seus esforços para virar esse jogo e oferecer mais oportunidades e qualidade de vida para os moradores do sertão. Juntos, lutam para driblar o principal obstáculo de sobrevivência das pessoas, plantações e animais.

O reuso de água não é um conceito novo e é praticado em muitos lugares há algum tempo. Ganhando cada vez mais espaço, ajuda a mitigar problemas na crise hídrica que o sertão vivencia. “Angariamos durante meses verba para contribuir com a região e conseguimos construir para a comunidade de Betânia dez novos sistemas de reuso de água que garantirão novas oportunidades para as famílias, que poderão usar a água para diversas finalidades; entre elas, irrigar plantações e garantir sua subsistência”, conta Siméia Moraes, diretora geral da Fundação Edmílson.

“Estamos em um local de extrema seca e esses sistemas ajudam muitas famílias. É um projeto fantástico e que temos certeza de que, apesar de ainda pequeno, faz a diferença no dia a dia dos moradores da região”, comemora Edmílson.

A Fundação Edmílson ainda mantém na região um polo com aulas de basquete, futebol, vôlei, karatê, balé, teatro, recreação, canto coral e batucada, escrita e leitura, informática e conhecimentos gerais. “Nós acreditamos no esporte como ferramenta de transformação social e nosso objetivo é preparar os jovens para o futuro. Eles só precisam de estímulo”, finaliza Siméia.

A caravana ainda cumpriu seu papel social – realizou atendimento médico para os moradores da região, distribuiu cerca de 200 brinquedos e doces para as crianças e 300 kits para os adultos, com roupas e itens de higiene. A Fundação Edmílson também ofereceu palestra para cerca de 90 pessoas sobre a importância do Novembro Azul, alertando para os cuidados indispensáveis com a saúde, conscientizando o público masculino sobre a importância da prevenção e realização de exames periódicos.

Para mais informações sobre a Fundação Edmílson, acesse http://fundacaoedmilson.org.br/ ou o Instagram @fundacaoedmilson.

Sobre a Fundação Edmílson | Transformar vidas por meio do esporte, educação, cultura e lazer, promovendo a inclusão social e formando cidadãos – essa é uma das premissas da Fundação Edmilson, liderada pelo pentacampeão mundial José Edmílson Gomes de Moraes e sua esposa Siméia Moraes, que vem, há mais de 15 anos, contribuindo com a sociedade e mudando a história de crianças e adolescentes de comunidades carentes em todo o país. Com sede localizada em Taquaritinga, interior de São Paulo, a Fundação, sem fins lucrativos, foi criada para ajudar no combate à desigualdade e a exclusão social por meio de atividades voltadas ao esporte e cultura, como basquete, futebol, vôlei, karatê, balé, teatro, recreação, canto coral e batucada, escrita e leitura, informática e conhecimentos gerais. São projetos inovadores capazes de promover um impacto positivo na sociedade, contribuindo para a mudança de comportamento e criando novas possibilidades para crianças e jovens com idade entre 5 e 17 anos. Com filiais nas regiões de Santana de Parnaíba e Carapicuíba, em São Paulo, e Betânia, no Piauí, atende gratuitamente cerca de 800 crianças por dia, oferecendo atividades cinco vezes por semana, no contra turno escolar e também refeições. Desde sua fundação, já beneficiou mais de 25 mil pessoas, sendo 6 mil crianças atendidas diretamente.

(Fonte: Agência AMB)