A Guarda Civil de Indaiatuba realizou na quarta-feira (14) uma apreensão de 37 pássaros silvestres que estavam em situação de maus-tratos.
A operação foi realizada após uma denúncia de captura irregular dos animais em uma mata localizado no Bairro Monte Verde. O indivíduo foi autuado por crime ambiental, com multa de 100 Ufesp (Unidade Fiscal de São Paulo), equivalente a R$2.700. Os pássaros já foram encaminhados para a ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, onde serão reabilitados ao seu habitat natural. Dentre as espécies aprendidas estão Canário da terra, Canário belga, Coleirinha e Tico-Tico.
Após a denúncia, a Guarda Civil seguiu até o local indicado, onde o indivíduo capturava as aves, chegando ao local foram encontradas gaiolas nas árvores, mas sem os pássaros. Nesse momento, os guardas foram até a residência apontada em denúncia e o morador autorizou a entrada; foi então que o crime ambiental foi constatado. Além dos pássaros, também foram apreendidos quatro alçapões e nove gaiolas vazias.