A Secretaria da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba realiza no dia 25 de agosto, na Câmara Municipal, das 8h às 16h, o 2º Simpósio Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que abordará o tema Lei Brasileira de Inclusão. A participação no simpósio é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição do dia 26 de julho ao dia 22 de agosto pelo e-mail vagner.amaral@indaiatuba.sp.gov.br, informando nome, RG, instituição que representa e município. Informações por e-mail ou Facebook. Haverá certificado aos participantes.
O simpósio é organizado em conjunto pelo Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência), Semfabes (Secretaria Municipal da família e do Bem Estar Social) e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB. O evento visa ampliar a divulgação e o conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão, bem como suas inovações e aplicabilidade, promovendo, com isso, condições de igualdade no exercício da cidadania da pessoa com deficiência.
A primeira palestra será ministrada por Vivian Regina de Carvalho Camargo, advogada e Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP de Campinas e o tema abordado será O Acesso à Justiça e a LBI. Já a segunda apresentação será feita por Silvana Cambiaghi, arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e Mestre em acessibilidade e desenho universal, que discursará sobre Desenho Universal e Acessibilidade.
Encerrando a programação, haverá uma Mesa Redonda para troca de informações sobre os benefícios LBI na educação inclusiva, tendo como mediadoras a fundadora e presidente da ONG Ed-Tod@s e consultora da Unesco na área de Educação Inclusiva e Estudos sobre a Deficiência Windyz Brazão Ferreira e a fonoaudióloga e Mestra e Doutoranda em Educação pela Unicamp, Coordenadora de Usuários da Fundação Síndrome de Down de Campinas e assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo, Eliane de Souza Ramos.
Programação
08h00 – Credenciamento e vivência sensorial
08h30 – Abertura: Hino Nacional e Hino de Indaiatuba com os alunos do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência
09h00 – Palestra – O acesso à Justiça e a LBI – Vivian Regina de Carvalho Camargo, advogada e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP de Campinas
10h15 – coffee break
10h30 – Palestra Desenho Universal e Acessibilidade – Silvana Cambiaghi, arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e Mestre em acessibilidade e desenho universal
12h00 – almoço
14h00 – Mesa redonda: Benefícios da LBI na Educação Inclusiva – Windyz Brazão Ferreira – fundadora e presidente da ONG Ed-Tod@s e consultora da Unesco na área de Educação Inclusiva e Estudos sobre a Deficiência – Eliane de Souza Ramos, fonoaudióloga, Mestra e Doutoranda em Educação – Unicamp, coordenadora de Usuários da Fundação Síndrome de Down (Campinas) e assessora da Secretaria Municipal de Educação de Amparo/SP.