Em Indaiatuba, aproximadamente 2% da população tem problemas de visão. Dados extraoficiais apontam que mais de duas mil pessoas têm deficiência visual; dessas, 450 são totalmente cegas. Em 2016, os Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba celebram a data com a Semana da Pessoa com Deficiência Visual. Serão dois dias de atividades e discussões sobre as necessidades e alternativas que uma pessoa com deficiência visual pode ter.
Para iniciar a semana de discussões, no dia 13 de dezembro, será realizado o 2° Encontro da Pessoa com Deficiência Visual. São esperados PCDVs, entidades de classe, amigos e simpatizantes da causa. O evento será aberto ao público e conta com o apoio do SESI Indaiatuba.
“Conheci a OSC Gabriel através do projeto Trote Solidário, comecei a fazer trabalho voluntário e acabei me envolvendo mais com as ações da Gabriel. Nesse meio tempo, tentei organizar uma associação voltada somente para pessoas com deficiência visual, mas tive algumas dificuldades e os fundadores Maria Inês e Valdir me convidaram para integrar um projeto chamado Olhos do coração. Em 2013 fizemos o primeiro encontro das pessoas com deficiência visual e percebemos que ainda falta muito a ser feito em Indaiatuba. Pretendemos reunir o número máximo de pessoas nesse evento e despertá-las para o seu melhor, sobretudo profissionalmente. Pretendemos fazer isso mostrando as ferramentas disponíveis”, afirma Osvaldo Jesus de Moraes Junior, deficiente visual, gestor administrativo da OSC Gabriel e criador da ADVI (Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba).
Antonio César Cunha de Almeida, coach de Vendas e Relacionamentos fará a primeira palestra sobre como manter a motivação e enfrentar os desafios do dia a dia de uma pessoa com limitações visuais. Em seguida o analista de sistemas e deficiente visual Thiago Magalhães contará como lida com as dificuldades diariamente e dará exemplos de que é possível ter qualidade de vida e exercer atividade profissional mesmo não enxergando.
As atividades continuam no dia 18 de dezembro de 2016, no Parque Ecológico, com uma aula gratuita de Pilates orientada pela professora e fisioterapeuta Maria Clara Scallet Savioli, que vai mostrar aos participantes como desenvolver maior equilíbrio corporal e noção espacial.
“A deficiência visual gera muitas alterações nas atividades de vida diária e a prática do método Pilates ajuda a desenvolver estratégias corporais para uma maior independência física e motora. A ideia de realizar uma aula experimental de Pilates é proporcionar o contato com o método e suas múltiplas funções, pois além de ser um excelente exercício físico, é uma prática divertida e super desafiadora, desenvolvendo a autoconfiança e o bem-estar geral”, afirma a fisioterapeuta.
A Semana da Pessoa com Deficiência Visual ainda pretende descobrir quais são os interesses profissionais das pessoas com deficiência visual para auxiliar e direcionar novos caminhos.
O evento é uma realização da OSC Gabriel com a ADVI e SESI Indaiatuba e conta com o apoio da Almeida Viagens Indaiatuba, Supermercados Cato, Senai e Prefeitura de Indaiatuba.
Programação
O que: 2° Encontro da Pessoa com Deficiência Visual
Quando: 13 de dezembro de 2016
Hora: 19h00
Onde: SESI Indaiatuba – Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jardim Califórnia, SP, 13346-000 19h – Credenciamento
19h20 – Abertura – Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, presidente da OSC Gabriel e Osvaldo Jesus de Moraes Junior, criador da ADVI
19h30 – Palestra Antonio César Cunha de Almeida, coach de Vendas e Relacionamentos
20h – Palestra Thiago Magalhães – Analista de Sistemas
20h30 – Preenchimento de pesquisa de interesse
21h – Encerramento
O que: Aula de Pilates para pessoas com deficiência visual com a professora e fisioterapeuta Maria Clara Scallet Savioli
Quando: 18 de dezembro de 2016
Hora: 9h00
Onde: Parque Ecológico de Indaiatuba
Contato: Osvaldo Jesus de Moraes Junior – Telefone: (19) 3264-0618 ou (19) 9 9279-7015
https://www.facebook.com/ADVIIndaiatuba/ ou OSC GABRIEL (Maria Inês ou Valdir) Telefone: (19) 3801-2047 ou (19) 9 8122-2914 https://www.facebook.com/OSCGABRIELoficial/
Mais informações pelo telefone (19) 3801-2047 ou WhatsApp (19) 9 8700-0466.