O Instituto GABRIEL, organização social sem fins lucrativos comprometida com a causa da doação de órgãos no Brasil, anuncia o lançamento da campanha “Destaque Minha Escolha” no Dia Nacional de Doação de Órgãos, que aconteceu na quarta-feira, 27 de setembro.
Assinada pela Publicis Brasil, a ação visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e simplificar o processo de comunicação da decisão de ser um doador utilizando os “Destaques” do Instagram.
A comunicação parte de uma premissa simples: para ser um doador de órgão basta avisar a família e amigos da sua decisão – ou seja, quanto mais pessoas souberem da escolha, maiores as chances da decisão ser acatada quando for necessária. Incentivar as pessoas a se declararem doadoras nas redes sociais seria um ponto de partida natural. Foi a partir daí que o Instituto GABRIEL e a Publicis tiveram uma ideia para expandir este insight: por que não convidar grandes influenciadores para fazer esta declaração dos cidadãos comuns repercutir ainda mais entre seus amigos e familiares?
Para isso, Publicis e Instituto GABRIEL escalaram dezenas de influenciadores que irão convidar os seus seguidores do Instagram a postarem um vídeo nos stories se declarando doadores de órgãos, marcando o Instituto GABRIEL (@instituto.gabriel) e a @ do seu influenciador preferido participante da ação. Cada influenciador marcado nas declarações irá criar um destaque em seu Instagram chamado “Destaque Minha Escolha”. Nele, cada vídeo ficará durante 30 dias, para que o vídeo dos seguidores tenha o maior alcance possível.
Segundo Bruno César Ferreira, diretor-executivo do Instituto GABRIEL, um dos grandes desafios da Organização Social é se comunicar com pessoas de fora da área da saúde ou que ainda não foram sensibilizadas pela causa da doação de órgãos. “Este projeto vem justamente para ‘furar a bolha’ por meio de uma ferramenta que amplamente utilizada: os stories do Instagram. Transformando a declaração de doação de órgãos em conteúdo, nossa mensagem é ainda mais potencializada, principalmente neste momento em que a causa da doação de órgãos está tendo grande visibilidade por causa da comovente história do apresentador Faustão”, explica Bruno.
Atualmente, mais de 65 mil pessoas no Brasil aguardam por um transplante e, durante a pandemia, o número de doadores caiu 26%. “A primeira atitude que cada pessoa pode tomar para ajudar a melhorar essa situação é simples: declarar-se um doador de órgãos aos familiares e amigos”, finaliza o diretor.
“A Publicis está comprometida em abraçar causas que promovam o impacto social. Neste projeto, utilizamos a criatividade e tecnologia para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e salvar vidas”, celebra Mauro Ramalho, CCO da agência.
A ação começa a ser veiculada nesta quarta-feira (27) exclusivamente no Instagram.
Ficha Técnica
CCO: Mauro Ramalho
Diretor de Criação-Executivo: Fabio Astolpho
Diretores de Criação: Augusto Coelho e Cláudia Cecília
Criação: Gabriel Cícero, Leonardo Azevedo e Pedro Paes
Projetos: Nadia Mathias e Matheus Reis
Gestão de Influenciadores: BR Media Group.
(Fonte: Jair Italiani Assessoria de Imprensa)