O Instituto SER – clínica escola que há mais de 27 anos atende crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) através de tratamento e escolarização – iniciou a programação do Abril Azul – Mês de Conscientização do Autismo, exibindo o filme Robin Hood Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Coroa, no último dia 2, no Cinemark Iguatemi Campinas, que tem no elenco 80% dos educandos. No dia seguinte, pela 5° vez, foi realizada a Caminhada pelo Autismo na Lagoa do Taquaral, reunindo aproximadamente 400 pessoas.
Os eventos que promovem a inclusão continuam: na próxima quinta-feira, (14/04), será aberta a exposição Desenquadramentos, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Galleria, em Campinas/SP. A iniciativa surgiu a partir das Oficinas de Fotografia realizadas entre o fotógrafo Samuel Lorenzetti e os educandos do Instituto SER.
“Tudo começou quando participei em maio do ano passado da Oficina de Profissões cujo objetivo é levar profissionais de diferentes áreas ao Instituto SER na tentativa de despertar o interesse dos educandos e inseri-los no mercado de trabalho”, lembra Lorenzetti.
As oficinas ocorreram de outubro a março de 2016 e contaram com a participação de 14 educandos. “Eles fotografaram com câmeras de celular, de tablet e também com equipamentos profissionais. Então, pensamos em mostrar esse trabalho para o público através da exposição”, afirma o fotógrafo.
Na abertura da exposição haverá um coquetel com a presença dos educandos, pais e profissionais da área da saúde. Desenquadramentos terá mais de 20 fotos dos educandos, que foram escolhidas por meio de uma pré-seleção dos próprios educando do Instituto SER, com a seleção final de Samuel Lorenzetti.
De acordo com a Diretora do Instituto SER, Cláudia Dubard, a exposição é mais uma oportunidade de compartilhar as habilidades de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). “Além de estimular os educandos que se identificaram com a fotografia e terão seus trabalhos expostos, podemos mais uma vez reforçar a inclusão, respeito e informação sobre suas capacidades e limitações”, ressalta.
Fotógrafo profissional há mais de 20 anos, Samuel Lorenzetti atua em diversas áreas da fotografia. Como parte da exposição, dia 27, às 19h30 horas, ele vai ministrar uma palestra voltada para profissionais, professores, familiares e demais interessados sobre a sua experiência na Oficina.
“Minha proposta foi utilizar a fotografia como forma de interação com o ambiente, estimulando a interpretação artística dos educandos com Espectro do Autismo. Foi a experiência mais incrível da minha vida e carreira, pois além de poder ensiná-los, estreitei meu contato e relacionamento com eles”, conta Lorenzetti.
Palestra: Como identificar os primeiros sinais
Fechando a programação do Abril Azul ocorrerá também na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, uma palestra com a fonoaudióloga do Instituto SER, Hedilamar Bortolotto. O tema Como identificar os primeiros sinais será abordado também no dia 27, às 20 horas. A palestra será voltada aos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, profissionais das áreas da saúde e saúde mental, familiares e demais interessados.
Hedilamar é graduada pela PUC Campinas (1979), com especialização em Fonoaudiologia Clínica pela PUC Campinas (1995). Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP (2008) com a dissertação Linguagem e subjetividade: estudo de caso de uma criança com Síndrome de X Frágil.
Sobre o Instituto Ser
O Instituto SER é uma clínica escola que promove tratamento e escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras e retardos mentais. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes.
O Instituto SER realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental e ensino médio, trabalhados em parceria com o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos). Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social.
Abril Azul- Mês de Conscientização do Autismo – Instituto SER
Exposição Desenquadramentos
Período: 14 a 24 de abril
Horário: 10h às 22h (Segunda à sábado) / 14h às 20h (Domingos)
Entrada Gratuita
Palestra com Samuel Lorenzetti e Hedilamar Bortolotto
Data: 27 de abril
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Local: Livraria da Vila – Shopping Galleria – Rod. Dom Pedro I, 131.5 – Jardim Nilópolis, Campinas/SP.