O movimento internacional Jaguar Parade prorrogou as inscrições até o dia 28 de fevereiro para artistas enviarem suas ideias de customização para as esculturas que vão compor a segunda edição do evento que, desta vez, terá destaque internacional. Artistas profissionais e amadores podem se inscrever pelo site oficial do evento (www.jaguarparade.com).
A curadoria do evento selecionará 40 projetos que serão executados pelo próprio artista e serão exibidas em São Paulo (BR), no mês de junho, e em Nova York (EUA), entre setembro e outubro, durante a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta edição, destaca-se a possibilidade de artistas submeterem artes digitais, que serão leiloadas como NFTs (Non Fungible Token – Token Não Fungível), a fim de gerar fundos para a conservação das onças-pintadas. Além disso, ao término do evento, as esculturas serão leiloadas e todo o lucro será destinado para projetos de preservação da espécie e seu habitat em diversos países da América Latina.
A causa
A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, protegendo a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus habitats associados.
O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos 100 anos sua população foi reduzida quase pela metade. Estima-se que, na Amazônia, existam 4,5 onças-pintadas por 100 km² em unidades de conservação e 2,5 em áreas desprotegidas.
Por isso, a fim de preservar a espécie e seu habitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima, por meio da implementação de projetos florestais em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.
O programa foi lançado no Brasil em 2019 e contribui com a proteção e a conservação da biodiversidade em mais de 76 mil hectares na Serra do Amolar, região pertencente ao Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Tal região abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de fazer fronteira com Bolívia e Paraguai. O evento tem patrocínio da companhia por meio de investimentos da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Convocação de artistas para a Jaguar Parade NYC 2022
Quando: até 28 de fevereiro de 2022
Inscrições: www.jaguarparade.com.
(Fonte: RPMA Comunicação)