Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

MRSC: Conheça a ONG que ajuda moradores de rua e seus animais

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação.

Em qualquer canto do Brasil, é quase impossível andar pelas ruas sem se deparar com um morador de rua acompanhando seu fiel amigo de quatro patas. Entre os desafios diários, esses animais muitas vezes também abandonados – oferecem companhia, aliviando a solidão de quem enfrenta a dureza da rua. Eles se tornam não apenas animais de estimação, mas parceiros de luta. Foi esse cenário que despertou a inquietação no fotógrafo paulistano Eduardo Leporo. Conhecido por seu trabalho em pet books, Leporo logo percebeu que, ao olhar além das imagens comerciais, a rua revelava histórias muito mais profundas. Foi em meio a essas cenas, observando cães e gatos ao lado de seus donos, que ele começou a compreender a complexidade dessa relação. Esses animais, tão frequentemente esquecidos, eram uma das poucas fontes de afeto e lealdade para quem já havia perdido tudo.

O que começou como um projeto fotográfico logo se transformou em uma ação de solidariedade. A ONG MRSC (Moradores de Rua e Seus Cães) nasceu da vontade de Leporo de dar visibilidade a essa causa, oferecendo não só registros fotográficos, mas também dignidade e cuidados essenciais a essas pessoas e seus animais. Certificada pela Phomenta, a organização surgiu com um objetivo claro: proporcionar dignidade tanto para os tutores quanto para seus cães. “É muito comum ver um morador de rua abrir mão de sua própria refeição para garantir que seu cachorro tenha o que comer”, conta Leporo. “Meu trabalho é fazer com que essas pessoas e seus animais sejam vistos, ajudados e respeitados.”

Desde a sua fundação em 2015, a MRSC se expandiu de São Paulo para mais de sete estados brasileiros, levando seu trabalho a cidades como Campinas, Osasco, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre. Com 118 edições das suas ações no centro de São Paulo, a ONG já beneficiou mais de 100 mil pessoas e seus animais. As ações são diversas, incluindo desde a distribuição de um café da manhã completo para os tutores até cuidados veterinários gratuitos, como vacinas, vermifugação, castração e banhos no Pet Móvel para os pets. “Não podemos simplesmente ignorar alguém na rua quando vemos que têm um pet ao seu lado. Esses animais não são apenas bichos de estimação, eles são os únicos companheiros dessas pessoas”. E é esse olhar mais humano que a MRSC busca cultivar, oferecendo não só cuidados, mas também dignidade. “O nosso lema é: ‘Nem só de ração vive o cão’. A nossa missão é garantir que esses animais tenham bem-estar e saúde e que todos, tutores e pets, sejam tratados com respeito.”

A maior parte dos recursos para financiar as ações da MRSC vem de doações de pessoas físicas, além de parcerias com marcas que fornecem alimentos, medicamentos e produtos de higiene. Essas colaborações garantem que as ações continuem de forma regular e sustentada, levando conforto e assistência às comunidades atendidas. Todos os meses, voluntários se reúnem, no último fim de semana, para distribuir esperança e apoio nas ruas, selecionando praças centrais em diversas cidades como pontos de apoio.

Hoje, 90% do tempo de trabalho de Eduardo Leporo é dedicado à ONG, e seu sonho é expandir ainda mais a iniciativa. “Quando comecei, não tinha ideia do impacto que isso poderia ter”, conta ele. “Agora, o próximo passo é oferecer cursos profissionalizantes de banho, tosa e adestramento para os moradores de rua e, claro, expandir o projeto para o Brasil inteiro, criando mais respeito e incentivando o voluntariado.”

Saiba mais sobre MRSC | A ONG MRSC (Moradores de Ruas e Seus Cães), fundada pelo fotógrafo paulistano Eduardo Leporo, surge da sensibilidade de observar as histórias por trás dos cães encontrados nas ruas. Documentando essas narrativas em seu livro “Moradores de Rua e Seus Cães”, Edu Leporo transformou seu projeto fotográfico em um gesto de solidariedade. Desde 2015, a MRSC proporciona assistência abrangente a animais de estimação de pessoas em situação de rua em 07 estados brasileiros, e já beneficiaram cerca de 100 mil, somente na capital de São Paulo. Com o lema ‘Nem só de ração vive o cão. E nem o gato’, a ONG oferece alimentação, cuidados veterinários, esterilização e mais, financiados por doações e parcerias com grandes marcas. Para saber mais, acesse: Link.

(Com Alice Veloso/Publikaai Comunicação)