Foi inaugurada nessa terça-feira (5) a nova exposição do Museu da Água, intitulada Origem e Propósitos. A mostra será aberta para o público a partir de sábado (9) com entrada gratuita.
Idealizada pela Prefeitura de Indaiatuba e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) com monitoria do Instituto Acqua Brasil, a exposição traz um circuito expositivo sensorial e interativo que conduz o público através de uma viagem que começa na origem do universo e chega no presente momento do planeta, mostrando a importância de mudanças em nosso modo de viver por meio da conscientização e práticas de consumo consciente.
Para o superintendente da autarquia, essa “repaginada” no Museu vai ao encontro das mudanças climáticas que estamos presenciando, onde cuidar do planeta e do nosso bem mais precioso, a água, se tornou fundamental.
O prefeito Nilson Gaspar – que inaugurou o Museu da Água quando foi superintendente do SAAE – salientou os investimentos que foram feitos ao longo dos últimos anos para garantir a qualidade de vida da população e lembrou que agora é necessário informar. “O uso consciente da água deve partir do governo e das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores, mas a população também pode ajudar com atitudes simples e mudanças de hábitos”, afirma.
Origem e Propósitos | A visita tem início na Nave Estelar H2O Galáctica com recepção da Capitã Vida, que convida os visitantes para uma viagem através da realidade virtual para conhecer e vivenciar a história da origem e evolução do universo, uma extraordinária aventura com a formação de galáxias, planetas e o início da vida.
Em seguida, o público vai assistir ao filme Nossa Casa, um passeio pelas belezas naturais do planeta que tem como foco a responsabilidade da preservação ambiental e a importância do respeito à vida, finalizando com a rica diversidade humana.
Chegamos às consequências da nossa ação no planeta por meio de uma breve história sobre a evolução do consumo e os impactos negativos de uma sociedade sem consciência sustentável.
Ao final desta jornada, o público encontra uma mesa interativa intitulada Soluções, onde a experiência de atuar de maneira lúdica e tecnológica, corrigindo ações humanas e salvando a natureza ao mesmo, tempo poderá ser vivenciada.
Toda essa viagem acontece no espaço do Museu da Água de Indaiatuba, que abriga arquitetura moderna e uma bela floresta remanescente de mata atlântica e cerrado.
Vale lembrar que tanto a sala histórica, o passeio na trilha e a galeria hidrográfica continuam abertas e completam a experiência.
Museu da Água
Rua do Museu, 205 – Bairro Tombadouro – Indaiatuba/SP
Aberto de terça a domingo das 9h às 16h
Sessões da exposição a cada 20 minutos em grupos de oito pessoas
Gratuito.
(Fonte: Departamento de Comunicação Social/SAAE)