Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Água e Bosque do Saber realizam oficina de plantio nas férias

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Marco Matos – DCS|SAAE.

O Museu da Água, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, através da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, promove esta semana a oficina com plantio de mudas de tempero como parte da programação especial de férias. A atividade faz parte do Projeto Mãozinhas na terra, onde na EMA Bosque do Saber semanalmente são atendidos os alunos da Educação Infantil Etapa II, promovendo o estímulo na descoberta de diferentes formas do nascimento das plantas, previsto nas ações do Programa Município Verde Azul (PMVA), que apoia a eficiência da gestão ambiental dos municípios.

A atividade, que acontece até esta sexta-feira, dia 28, no Museu da Água, às 15 horas, conta com a participação das educadoras do Bosque do Saber que convidam as crianças a plantarem mudas de manjericão em caixinhas, que depois são levadas para casa. Também é distribuído para os pais e familiares um folheto com informações dos cuidados necessários para o desenvolvimento saudável da planta. São 30 vagas diárias para crianças até 12 anos.

“É importante essa colaboração entre as instituições voltadas para a educação ambiental, pois, somente com esse esforço conjunto poderemos criar na população uma consciência ecológica forte”, comenta o superintendente do SAAE, engº Sandro Coral.

Esta ação conjunta visa desenvolver nas crianças uma consciência ambiental e trazer uma proximidade com a natureza que a vida moderna não proporciona.

Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber foi inaugurada em 2004 e até hoje é destaque no estudo multidisciplinar do meio ambiente. São atendidos semanalmente os alunos da Rede Municipal de Ensino, os quais participam dos projetos desenvolvidos pelos docentes da Escola. O Bosque possui uma área verde de 11 mil metros quadrados, o qual compreende um orquidário, jardim das borboletas, pomar orgânico, área de piquenique, playground, trilha pela mata nativa, uma bela lagoa, jardim dos beija-flores, horta orgânica, quiosques de leitura e jogos.  O local fica aberto aos finais de semana e feriados para visitas da população no horário das 8h às 17h sem precisar de agendamento. Em algumas datas específicas, são realizados os Domingos Ecológicos, com uma programação diferenciada para crianças e adultos, sendo divulgada a data do evento na semana que o antecede através dos meios de comunicação da cidade.