Cerca de 30 técnicos de várias cidades da região ligados às áreas de planejamento, urbanismo e meio ambiente e recursos hídricos estiveram reunidos na quarta-feira, dia 31, no Museu da Água, em Indaiatuba, para um encontro regional tira-dúvidas sobre as dez diretivas que compõem o Programa Município VerdeAzul (PMVA).
Representantes das cidades de Indaiatuba, Cerquilho, Salto, Cajamar, Rio das Pedras, Louveira e Jaguariúna discutiram pontos relativos às áreas de Educação Ambiental, redução de perdas no sistema de abastecimento de água, drenagem urbana e/ou rural para proteção dos recursos hídricos e uso racional da água, entre outros. Representaram a coordenação do PMVA o físico José Ricardo Lopes e a economista Térsia Mary Ribeiro.
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente. Em Indaiatuba, o Gestor Ambiental Gilmar Pessuti, da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente (Semurb), é o responsável junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os temas estratégicos Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
O primeiro ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios e o ranking de dezembro de 2015 contou com a certificação de 112 municípios, demonstrando a crescente adesão dos municípios paulistas ao PMVA.