Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

NIT Mantiqueira e Cnrta promovem palestras sobre gestão da inovação e propriedade intelectual

São Paulo, por Kleber Patricio

SP-terá-feira-Mobility-ShowA feira Mobility & Show será realizada entre os dias 24 a 26 de junho, em São Paulo, com exposição de tecnologias, serviços e produtos voltados para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosas. O Arranjo NIT Mantiqueira, a convite do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (Cnrta), organizou uma série de palestras sobre inovação e propriedade intelectual no primeiro dia do Mobility & Show 2016, evento realizado pela editora C&G 12, responsável pela Revista Redação. As apresentações serão promovidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic). O objetivo das palestras é aproximar o setor produtivo e o poder público no âmbito das políticas públicas de tecnologia assistiva.

O Mobility & Show 2016 é gratuito e será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, no Campo de Marte, em São Paulo (SP). Além das palestras, os visitantes terão acesso a tecnologias, serviços e produtos voltados para mobilidade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosas. Toda a estrutura do evento foi adaptada para que todos tenham facilidade em se locomover e para obter informações e orientações desejadas. Para mais informações sobre o evento e para acessar a programação das palestras dos outros dias acesse o link.

Imagem da edição 2015. Foto: divulgação.

Imagem da edição 2015. Foto: divulgação.

A Mobility & Show é uma exposição de automóveis, veículos e adaptações, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência e familiares, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras. Lançada no Brasil em 2015 e com organização e promoção nacionais, a mostra ocorre nos moldes da Mobility Road Show, feira que acontece há mais de 30 anos em Londres – Inglaterra. Em 2015, a primeira edição da feira, realizada em Interlagos, recebeu cerca de 3 mil visitantes e realizou quase mil test-drives.

O grande mote da Mobility & Show é o direito à isenção de impostos na compra de carros 0 km dado a pessoas com deficiência (PcD), idosos e pessoas com mobilidade reduzida e sequelas motoras de toda ordem. Também têm direito as pessoas com uma série de patologias que podem dar acesso ao benefício, como HIV positivo, câncer, diabetes, problemas de coluna, DORT/LER, hepatite C etc. – não pela doença/patologia, mas pela sequela motora ou mobilidade reduzida que ela causa (acesse aqui a lista de patologias que podem dar direito à isenção). O mesmo ocorre com as pessoas idosas: a maioria delas também tem, sim, direito à isenção, não pela idade, mas pela mobilidade reduzida e pelas sequelas motoras causadas naturalmente pelas patologias adquiridas com o avanço da idade.

Esse tema tem grande responsabilidade no aquecimento do mercado automotivo, visto que 1 em cada 2 brasileiros pode ter direito ao benefício das isenções na compra do automóvel novo e não sabe. O número de pessoas no Brasil que pode ter esse direito ultrapassa a casa das 100 milhões, sendo que 46 milhões destas são pessoas com algum tipo de deficiência. Isso sem contar os familiares das PcD que também podem ter direito às isenções. É importante frisar que todos os casos que podem ter direito à isenção, para tal, devem passar pela avaliação médica competente e estar dentro da qualificação legal para que se enquadre apto ao benefício.

A fim de integrar a cadeia produtiva, prestadores de serviço e os consumidores, a feira reúne em único local montadoras de automóveis com seus modelos de veículos para exposição e test-drive; despachantes e autoescolas para instrução e esclarecimento de dúvidas sobre direitos e documentação; adaptadoras veiculares; atendimento médico para avaliação prévia, seguradoras; bancos e linhas de crédito e financiamento; produtos e equipamentos de tecnologia assistiva em geral, como plataformas/elevadores e rampas, cadeiras de rodas manuais, motorizadas e triciclos, próteses e órteses, lupas eletrônicas, aparelhos auditivos, muletas, bengalas, máquinas de escrever em braile etc. e tudo mais correspondente ao universo da pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida, familiares, idosos e outros, que ofereça maior e melhor mobilidade e qualidade de vida.