No dia 27 de outubro, a OSC Gabriel recebeu do concurso Volkswagen na Comunidade, da Fundação Volkswagen, um prêmio de R$40.000,00, para ser aplicado no curso de orientação e mobilidade do projeto Olhos do Coração dos Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba.
A cerimônia aconteceu no Hotel Mercure de Santo André, onde 10 vencedores foram escolhidos dentre 1259 projetos inscritos. Foram premiadas organizações de Santos (SP), Guarujá (SP), São Paulo (SP), Mandirituba (PR), Espírito Santo do Pinhal (SP), Resende (RJ), Guarapuava (PR), Maceió (AL), Taubaté (SP) e Indaiatuba (SP). Além desses prêmios, mais duas organizações foram beneficiadas, sendo uma com o Prêmio de Sustentabilidade para São Carlos (SP) e outra com o Prêmio Edição Especial 10 anos para Curitiba (PR). Segundo a organização do evento, este ano houve um acréscimo de 58% no número de projetos inscritos, o que dificultou ainda mais a escolha dos vencedores.
O prêmio foi recebido pela presidente e fundadora da Gabriel, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e pelo gestor do projeto, Osvaldo Jesus de Moraes Júnior, deficiente visual há 7 anos.
Em depoimento, Maria Inês disse que “foi uma honra receber o reconhecimento de uma fundação oriunda de uma empresa como a Volkswagen do Brasil, que leva em consideração diversos critérios técnicos, de gestão e sustentabilidade para aceitar a inscrição de uma organização. Estar entre os vinte finalistas e finalmente entre os dez vencedores foi realmente uma conquista imensa. Além disso, é a primeira vez que uma organização da cidade de Indaiatuba recebe esse prêmio”.
Para Osvaldo, “desde que perdi a visão, tenho sentindo na pele as dificuldades de ser deficiente visual numa cidade onde não há serviços específicos para nós. Dessa percepção e indignação, idealizei uma organização que foi tema de meu TCC da Faculdade de Gestão Empresarial da Fatec Indaiatuba e que depois foi incorporado como projeto pela Gabriel”.
O grupo da ADVI é hoje formado por cerca de 60 deficientes visuais cadastrados, dos quais dez foram selecionados para participar dessa primeira etapa do projeto. O projeto tem como parceira a Faculdade Anhanguera de Indaiatuba.
Para mais informações, ligue (19) 3801-2047 ou envie um e-mail para info@gabriel.org.br.