A parada cardíaca é um evento súbito, imprevisível e que pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acontecer com familiares e amigos. Estatísticas mostram que uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver; assim, quanto mais pessoas souberem fazer a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.
Baseado nesses estudos, há quatro anos foi instituído no Brasil o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, mobilização pioneira, social e sem fins lucrativos que reúne equipes espalhadas pelo país com um mesmo objetivo: disseminar técnicas para a população aprender como realizar reanimação cardiopulmonar até a chegada do socorro. O Polo Shopping Indaiatuba sediará o evento neste sábado (18) das às 12h às 21h, numa ação conjunta com o Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba (GRVI).
Segundo o Coordenador Geral do GRVI, Ademir da Silva, quem passar pelo Polo Shopping Indaiatuba no sábado e quiser participar do evento receberá instruções e informações sobre como fazer o atendimento de uma parada cardíaca e qual a função do Desfibrilador Externo Automático, além de outros procedimentos de Primeiros Socorros. “Faremos um circuito prático de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) com manequins, simulando o atendimento à parada cardíaca no paciente adulto, criança e bebê. Também teremos uma estação prática para profissionais da área da saúde e resgate, assim como o uso do desfibrilador. Esse circuito é rápido e de fácil aprendizagem”, explica.
Esse é o segundo ano que o GRVI organiza o evento. No ano passado, mais de 200 pessoas aprenderam técnicas de reanimação cardiopulmonar em Indaiatuba, somando-se a mais de 13 mil brasileiros de 22 estados do país.
“Para nós, é de extrema importância receber eventos com foco na saúde e prevenção. Nossos clientes certamente ficarão satisfeitos em receber orientações que possam que podem salvar vidas. Agradecemos ao Grupo de Resgate Voluntário de Indaiatuba pela parceria com o Polo Shopping”, afirma Andréa Fernandes, gerente de marketing do shopping.
O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é um evento criado e organizado pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência do Maranhão desde 2014 com o objetivo de chamar a atenção a este problema de saúde pública, que é e uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, 300 paradas cardiorrespiratórias ocorrem anualmente, sendo que a maioria das vítimas morrem antes mesmo de chegar ao hospital. “Com a disseminação das técnicas corretas de reanimação e o auxílio e engajamento da população, podemos mudar esse quadro”, enfatiza Silva.