A Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba abre novas turmas para o curso presencial de libras no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Os interessados devem realizar a inscrição pelo link até o dia 17 de fevereiro. O objetivo é promover a acessibilidade de comunicação entre surdos e ouvintes através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.
O início do curso está marcado para o dia 27 de fevereiro com a carga horária de 70 horas e as aulas acontecem uma vez por semana em diversos dias e horários. Cada turma tem capacidade máxima para 25 alunos. Podem participar funcionários públicos, alunos das turmas anteriores, devidamente inscritos, além de todas as pessoas da sociedade civil que estejam interessadas em aprender. A iniciativa é a garantia da lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dá o direito à comunicação e expressão máxima da cidadania da pessoa com deficiência auditiva.
A Libras tem como base o contexto, conceito e sentido, possui gramática própria e é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Os sinais são compostos por itens lexicais expressados através das configurações de mão, orientação, movimento, pontos de articulação, expressão facial e/ou corporal, bem como, conjugações e concordâncias feitas no corpo e no espaço neutro. A Língua gestual-visual-espacial é utilizada pelos surdos e deficientes auditivos brasileiros.
TURMAS ON-LINE
Básico I
Segunda-feira- 8h (25 vagas): Link de inscrição
Terça-feira- 17h (25 vagas): Link de inscrição.
Básico II
Segunda-feira- 10h (25 vagas): Link de inscrição
Quarta-feira- 17h (25 vagas): Link de inscrição
Intermediário I
Terça-feira-19h (25 vagas): Link de inscrição
Intermediário II
Quarta-feira- 19h (25 vagas): Link de inscrição
Lista de espera: 25 pessoas por turma.
O curso tem a duração de nove meses e após a conclusão do curso o aluno receberá um certificado que poderá ser impresso pelo próprio inscrito.
Serviço:
Aulas Presenciais
Creas – R. José Francisco Tuon, 121 – Jardim Santa Cruz.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)