A Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social, através do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), está intensificando a campanha permanente Não Dê Esmolas. De janeiro a julho deste ano, o Serviço Especializado em Abordagem Especial conseguiu ressocializar 26 pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade e risco social.
Os educadores sociais e assistentes sociais realizam, de segunda a domingo, rondas e buscas ativas no município. No primeiro semestre, foram atendidas 372 pessoas e o total de 2.949 abordagens (a mesma pessoa pode ser abordada diversas vezes) foram realizadas. Destas pessoas, 257 foram acolhidas e encaminhadas para instituições terapêuticas, recambiadas para a cidade de origem, conseguiram trabalho e/ou moradia.
Para o secretário da Família e Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, as pessoas em situação de risco social sensibilizam, mas é preciso conscientização da sociedade que o ato de dar esmola acaba contribuindo para que os moradores de rua permaneçam nesta situação. “A melhor maneira de ajudar um morador de rua é informando o Creas pelo telefone 0800 772 772 1 e uma equipe irá acolher, cuidar e oferecerá uma nova oportunidade para a pessoa que precisa.”
A diretora do departamento de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes, complementa dizendo que o ato de dar esmola, embora pareça nobre, prejudica o trabalho de ressocialização da pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social: “Muitas vezes o dinheiro obtido com esmolas é usado para sustentar o vício em álcool ou drogas e as esmolas contribuem para a evasão escolar – é na rua, pedindo esmolas, que as crianças, adolescentes e adultos têm o primeiro contato com o tráfico e as crianças que estão pedindo esmola ou vendendo balas nas ruas têm o direito de estar estudando”.
O secretário finaliza dizendo que essas pessoas que permanecem em situação de rua do município são resistentes e persistentes em querer continuar na rua. “Quando aderem a algum tipo de tratamento, ficam por um período ou até às vezes por alguns dias e depois retornam às ruas. Mas mesmo eles sendo resistentes, o serviço sempre está realizando abordagem e prestando todo atendimento necessário oferecendo alternativas para que eles saiam dessa situação”.
Serviços realizados
Ação Intersetorial: tem como objetivo realizar um atendimento em conjunto com os órgãos: Creas, Comunidade Farol, Secretaria de Saúde, Comunidades Terapêuticas e Secretaria de Segurança Pública/Guarda Civil, buscando a construção de um processo das saídas dessas pessoas em situação de rua ofertando serviços da rede socioassistencial oferecida pelo município. Essa ação é realizada trimestralmente e são oferecidos higienização, alimentação, palestras educativas, roda de conversa para reflexão de temas pertinente a vivência deles, consulta médica, exames de laboratórios e, por fim, são oferecidos os serviços da rede socioassistencial para que eles possam ser encaminhados para os órgãos responsáveis.
Projeto Auto Imagem: Essa ação é realizada quinzenalmente pelos educadores sociais e assistentes sociais, que fazem a busca ativa em locais onde as pessoas em situação de rua se encontram. Os mesmos são trazidos no espaço do Creas, com objetivo de trabalhar a autoestima, conscientização e a construção de novos projetos de vida e da importância deles estarem saindo da rua, uma vez que eles ficam expostos à situação de risco. Nesse dia são oferecidas e realizadas a higienização, alimentação, roda de conversa para reflexão de temas pertinente a vivência deles e, por fim, são oferecidos os serviços da rede socioassistencial para encaminhamento.
Programa Especial de Ressocialização da pessoa em Situação de Rua: é um programa municipal que visa oferecer ajuda de custo à pessoa em situação de rua para quem estiver realizando estagio decorrente do curso profissionalizante.
Recâmbio: às pessoas em situação de rua que não são do município, é realizado atendimento através de acolhida, identificação da cidade de origem e contato com a família do usuário. Após essa analise, o município fornece passagem para que o mesmo retorne a sua cidade. É importante salientar que essas passagens somente são fornecidas após avaliação, contato com familiares da pessoa em situação de rua e verificação se as informações procedem.
Sobre o Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública que oferta serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos em diversas situações de violação de direitos. O público alvo do Creas são crianças e adolescentes vítimas de violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, como: física, psicológica e negligencia; crianças e adolescentes na vivência do trabalho infantil (salvo se na condição de aprendiz); mulher em situação de violência; adolescente em cumprimento de medidas sócio educativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC); idosos com seus direitos violados; crianças, adolescentes, jovens adultos, idosos e famílias em situação de rua.
Serviço:
Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Rua José Francisco Tuon, 121 – Bairro Santa Cruz
0800 772 772 1 – de segunda a sexta, das 8h às 17h – fora destes dias e horários, ligar no 153.