Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil lança Cartilha de Orientação em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Eliandro Figueira.

O PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) realizou na última quarta-feira (19) no Museu da Água, o IV Fórum da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que contou com o lançamento da Cartilha de Orientação para Identificação, Notificação e Encaminhamento de Casos Suspeitos ou Confirmados de Trabalho Infantil.

A Cartilha aborda vários temas que envolvem o combate ao trabalho infantil, como formas mais comuns de identificar essa exploração dentro da sociedade, propostas de trabalho para combater esta prática, o que diz a legislação quando o assunto é trabalho infantil e também algumas perguntas e respostas frequentemente abordadas dentro desta temática. Qualquer pessoa que quiser ter acesso à Cartilha pode clicar neste link.

O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) é uma comissão composta por representantes do poder público de Indaiatuba e representantes da sociedade civil, com vistas à implementação do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Essa Comissão promove ações intersetoriais com o objetivo de informar, mobilizar e sensibilizar a população, não só quanto à legislação, mas também visando buscar alternativas para crianças e adolescentes.

Cartilha pode ser baixada on-line por qualquer pessoa interessada no tema.

Em Indaiatuba, existem cinco entidades que trabalham com a Lei do Aprendiz no sentido de encaminhar os adolescentes ao mercado de trabalho de forma legal: Campi, Educandário Deus e a Natureza, CIEE – Centro Integração Empresa Escola e Senai.

O PETI em Indaiatuba se reúne mensalmente para discutir a problemática do trabalho infantil e está à disposição da população para o esclarecimento de dúvidas e o recebimento de denúncias por meio dos telefones 3875-9898, 0800 772 7721 ou e-mail social.creas09@indaiatuba.sp.gov.br.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)