Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto 9 Musical se apresenta em evento na Fatec

Indaiatuba, por Kleber Patricio

O 9 Musical se apresentou no projeto ‘ECA na Escola’. Crédito da foto: divulgação.

O 9 Musical – projeto do Clube 9 de Julho, de Indaiatuba – se apresentou, na quarta-feira, 2 de março, na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec), durante o 1º Ciclo de Estudos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovido pela Instituição Fernandes. O evento, que marcou o lançamento do projeto ECA na Escola, tem por objetivo promover o estudo e levar às unidades escolares um ambiente ainda mais harmonioso. Cerca de 170 profissionais de educação da rede estadual de Indaiatuba participaram do encontro.

O 9 Musical, projeto que oferece ensino de música teórica e prática em voz e instrumentos de corda para todos os associados do Clube 9 de Julho, sob regência do maestro Marcelo Martins, fez o encerramento do segundo dia do ciclo, que aconteceu no auditório da Fatec Indaiatuba e contou com participação das escolas E.E. Profª Suzana Benedicta Gigo Ayres, E.E. Prof Milton Leme do Prado, E.E. Jardim Morada do Sol e E.E. Prof José de Campos e apoio da Delegacia Regional de Ensino de Capivari, Ordem dos Advogados de Indaiatuba (OAB), Conselho Tutelar, Prefeitura de Indaiatuba (por meio da Secretaria de Governo) e Clube 9 de Julho.

O 9 Musical

O 9 Musical tem como maestro o músico educador, pesquisador e arranjador Marcelo Martins, que tem papel importante nas atividades culturais de Indaiatuba – em 1985, fundou o primeiro coral não religioso da cidade e a Orquestra de Câmara de Indaiatuba. Marcelo também implantou o primeiro polo do Projeto Guri no município. Além disso, como arranjador, recebeu o prêmio de Composição Orquestral da Secretaria da Cultura de Campinas, em 1994, pelo trabalho na versão brasileira da canção dos 500 anos da América, Missa da Terra Sem-Males e também participou de gravações de artistas renomados na MPB, como Dominguinhos, Lenine e Margareth Menezes.

A Instituição Fernandes

Idealizada em 2015 pelos irmãos Luiz Henrique e Gabriel Fernandes, proprietários da GPCI  Empreendimentos, em parceria com a assistente social Milene Rosa, a Instituição Fernandes vem trabalhando na rede estadual de ensino executando projetos e ações com foco no apoio sócio educacional e hoje está presente em 85% das escolas estaduais de Indaiatuba. Entre os projetos desenvolvidos, está o Vértice – Construindo Oportunidades, que seleciona, anualmente, alunos da rede pública para cursar o Ensino Médio no Colégio Renovação/Anglo com bolsa integral, apoio psicológico, alimentação, uniforme e transporte. Saiba mais acessando o site www.instituicaofernandes.com.br.