Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto Nossa Cozinha promove segunda aula no dia 18 no Armazém das Oficinas

Campinas, por Kleber Patricio

O projeto gastronômico Nossa Cozinha, uma parceria entre o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” e os chefs de cozinha André Vanini, Evandro Higa, Joana D’Arc Lacerda e Manuel Alves Filho promoverá a sua segunda aula no próximo dia 18 de julho, a partir das 18h, no restaurante do Armazém das Oficinas, programa de inclusão social daquela unidade de saúde. Os convites, em número limitado, devem ser adquiridos com antecedência, ao valor de R$65,00, pelo telefone (19) 3251-9677 ou pelo e-mail vendas@armazemoficinas.com.br. As atividades serão conduzidas por Manu Alves Filho, que ensinará a preparação de Arroz de Bacalhau guarnecido por batatas bronzeadas.

As aulas do Nossa Cozinha são essencialmente práticas. Os alunos arregaçam as mangas e vão à cozinha para ajudar a preparar a receita passo a passo. Ao final, todos degustam o prato em clima de descontração. A primeira aula do projeto, que teve os convites esgotados, ocorreu no último dia 4 de julho e foi ministrada pelo chef André Vanini, que ensinou os alunos a fazer massa fresca artesanal.

As aulas do projeto são oferecidas sempre às quartas-feiras, a cada 15 dias, por um dos quatro chefs. As próximas atividades serão conduzidas por Evandro Higa, que ensinará o preparo de uma refeição japonesa tradicional (1° de agosto) e por Joana D’Arc, que preparará geleias artesanais de diversos tipos (15 de agosto). O Nossa Cozinha tem três propósitos: divulgar o trabalho desenvolvido pelo Armazém das Oficinas, qualificar os assistidos pelo Cândido Ferreira interessados em trabalhar na cozinha e arrecadar recursos que contribuam para a manutenção das atividades oferecidas pelas oficinas da instituição.

Assistência

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, localizado no distrito de Sousas, em Campinas, é considerado referência no Brasil no atendimento a pessoas com transtornos mentais e o Armazém das Oficinas é um dos programas mantidos pela instituição. Foi criado para ser a marca dos produtos artesanais e serviços oferecidos pelas oficinas de trabalho frequentadas por pessoas de baixa renda que apresentam quadros de doença mental e que não têm oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho.