No dia 12 de dezembro, cerca de 50 crianças indígenas guarani da Terra Indígena Tenondé-Porã tiveram uma experiência inesquecível ao visitar a praia de Pernambuco, no Guarujá (SP). A ação fez parte do projeto Caminhos Sustentáveis, promovido pelo Instituto Samaúma, organização sem fins lucrativos da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil. A iniciativa busca proporcionar vivências transformadoras, aliando cultura, biodiversidade e educação ambiental a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Instituto tem o objetivo de democratizar o acesso a experiências imersivas nos biomas brasileiros a crianças e jovens de baixa renda que não poderiam pagar por esse tipo de serviço. Como parte dessa iniciativa, na última terça-feira, 10 de dezembro, o projeto também levou 50 crianças da CCInter Paraisópolis para visitar a Aldeia Indígena Kalipety, localizada na Terra Indígena Tenondé-Porã, em São Paulo (SP).
Ao conectar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social à riqueza da biodiversidade brasileira, o Instituto proporciona oportunidades de expansão de consciência e transformação pessoal. “Ao longo de quase uma década de Vivalá, colhemos incontáveis relatos de como experiências profundas têm o poder de transformar a vida das pessoas, que voltam para casa inspiradas, mais conscientes e repensando valores e propósitos. Agora estamos gerando o mesmo impacto nas crianças e adolescentes que não podem pagar. Isso é extremamente significativo. Vivemos todos no mesmo mundo; entretanto, com oportunidades e acessos muito diferentes. Como cobrar de uma criança periférica um pensamento e comportamento sustentável se onde ela mora não tem plantas, não têm parques; ou seja, não se vive e não se fala sobre biodiversidade e emergência climática?”, comenta Daniel Cabrera, diretor do Instituto Samaúma.
O projeto Caminhos Sustentáveis tem como objetivo beneficiar 10 mil crianças e adolescentes nos próximos três anos promovendo acesso ao lazer, à cultura e ao esporte, conforme assegurado pelo artigo 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com apoio de parceiros como o Instituto Bancorbrás, a iniciativa é financiada por investimentos privados e projetos incentivados, destacando sua relevância em um país onde metade dos 67 milhões de crianças e jovens vivem em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano, o Instituto Samaúma já impactou 300 crianças e adolescentes com experiências transformadoras realizadas em regiões como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) com o apoio direto de doadores individuais e de organizações como o Instituto Bancorbrás.
Como contribuir
Recentemente, foi lançada a campanha Uma Eu Pago, em que qualquer pessoa física pode possibilitar que uma criança de baixa renda tenha uma experiência de viagem por ano doando cerca de R$1,50 ao dia. Para continuar transformando e contribuindo positivamente para o futuro de crianças e adolescentes, as organizações e empresas interessadas podem financiar as experiências para crianças de baixa renda por meio de investimento privado ou via lei de incentivo.
O contato pode ser feito por meio de contato@vivala.com.br. Já para pessoas físicas que desejam possibilitar a expedição de uma criança uma vez ao ano, a campanha Uma Eu Pago está disponível em: https://www.vivala.com.br/instituto-samauma.
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá opera em 26 unidades de conservação do país, abrangendo os biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal, atuando em conjunto com mais de 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, caiçaras, quilombolas e sertanejas.
Com 16 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá conta com a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Abeta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ter uma operação 100% carbono neutro e ser uma empresa B certificada, com a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até dezembro de 2024, a Vivalá já embarcou mais de 5 mil viajantes, além de ter injetado mais de R$ 5 milhões em economias locais por meio da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes. Para mais informações, acesse https://www.vivala.com.br/.
Em 2023, a Vivalá criou o Instituto Samaúma com a missão de formar jovens brasileiros de baixa renda para um futuro sustentável, oferecendo acesso gratuito a experiências imersivas nos biomas brasileiros e em parceria com comunidades tradicionais.
Com um plano ambicioso, o Instituto busca alcançar 10 mil crianças contempladas nos próximos 3 anos e está intensificando a divulgação de suas ações e buscando parceiros que compartilhem desse propósito transformador. Organizações e pessoas físicas podem apoiar a causa por meio do site https://vivala.com.br/instituto-samauma.
(Com Jéssica Amaral/DePropósito Comunicação de Causas)