O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964 pelo decreto nº 53.988 e, desde então, tem sido o marco para o incentivo à doação de sangue no país. Mas, acima de tudo, este é um dia para homenagear pessoas que compreendem a necessidade de doar e o fazem imbuídos de solidariedade e disposição.
No próximo sábado, dia 26, o projeto Sangue Cidadão, uma iniciativa conjunta do Rotary Club Indaiatuba e OSC Gabriel, irá comemorar a data convidando a população para conhecer o projeto, que tem por objetivo formar um banco de dados de doadores voluntários de sangue para atender campanhas emergenciais.
Os responsáveis pela ação lembram que já foram cadastradas mais de três mil pessoas no Banco de Dados do projeto, o que possibilitou atender solicitações da região e de outros pontos do país. A presidente da Gabriel, Maria Inês Toledo de A. Carvalho, lembra que “os brasileiros não têm o costume de doar sangue com frequência, pois menos de 2% da população apta a doar o fazem. Se todos os doadores doassem ao menos duas vezes ao ano, não haveria falta de sangue nos hemocentros”. Por isso a equipe do projeto Sangue Cidadão tem se desdobrado para levar informação sobre a importância desse simples gesto que salva vidas em empresas e escolas por meio de palestras e ações de sensibilização, como a que acontecerá neste sábado no Polo Shopping Indaiatuba.
São parceiros nesta ação Polo Shopping Indaiatuba, Novartis Biociência, Unimed Campinas e Drogasil, além dos voluntários e apoiadores.
Quando? Sábado, 26 de novembro das 10 às 20h
Onde? Polo Shopping Indaiatuba: Av. Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical
O quê? Cadastramento de doadores no projeto Sangue Cidadão, informações sobre cadastramento de doadores de medula óssea, aferição de pressão arterial e testes de glicemia
Mais informações pelo telefone (19) 3801-2047 ou WhatsApp (19) 98700-0466.