O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas, comemorou na manhã de terça-feira (12) o aniversário de 50 anos do Sistema de Abastecimento, inaugurado em 1974. O empreendimento incluía a construção da primeira Estação de Tratamento de Água de Indaiatuba na Vila Avaí (ETA I), a Estação de Captação no rio Capivari-Mirim, uma adutora de água bruta, dois reservatórios de água tratada (sendo um deles a ‘Taça’, símbolo do SAAE por muitos anos) e um novo sistema de distribuição. A Estação foi palco da celebração, que também homenageou os colaboradores que durante esses 50 anos vêm mantendo esse sistema de abastecimento funcionando e levando água de qualidade para a população de Indaiatuba.
A festividade foi eternizada com a inauguração de placas comemorativas pelo cinquentenário da Estação e em homenagem a todos os funcionários que fizeram parte dessa história. Dentre as autoridades presentes, estavam o prefeito Nilson Gaspar, o prefeito eleito Dr. Custódio Tavares, o superintendente do SAAE Pedro Claudio Salla e os vereadores Leandro Pinto, Hélio Ribeiro, Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) e Alexandre Peres. Representando os funcionários, estavam João Binelli (Diretor do Departamento de Tratamento e Manutenção), Vagner Roberto Murgia (Agente de Manutenção), Herik Fernando Magri da Costa (Técnico em Controle de Qualidade), Thiago Dutra (Técnico em Sistemas de Saneamento), Patricia Rodrigues da Silva (Técnico em Controle de Qualidade), Miguel Rocha de Oliveira (Agente de Saneamento), Fernanda Aparecida Leme (Técnico em Controle de Qualidade) e Caio Antonio do Amaral Sampaio (Engenheiro da Autarquia), entre outros servidores.
O atual superintendente Pedro Salla assumiu seu primeiro mandato em 1979 e participou ativamente de todos os capítulos dessa história. Ele lembrou de episódios marcantes do passado e reforçou a importância e resiliência da ETA I: “Ela suportou e tem suportado uma carga muito acima de sua capacidade. É uma Estação muito boa que conta com pessoas muito capacitadas para operar esse sistema”.
O vereador Alexandre Peres é filho de Wanderley Peres, superintendente do SAAE nas décadas de 1970 e 1980. Alexandre, que também ocupou a superintendência da autarquia, lembrou com alegria de sua infância, quando “corria nos corredores da ETA I” enquanto acompanhava o pai em sua agenda administrativa. “Outras ETAs serão construídas na nossa cidade, mas a Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí sempre será a ‘menina dos olhos’ de Indaiatuba”, afirmou o vereador.
Durante a administração do prefeito Nilson Gaspar, que também ocupou a superintendência do SAAE, foi inaugurada a represa do rio Capivari-Mirim, marco na disponibilidade hídrica do município. O prefeito refirmou seu orgulho em fazer parte do planejamento e, principalmente, execução de diversas obras de saneamento de nossa cidade. Lembrou também dos momentos de estresse hídrico, como em 2014, quando a ETA I demonstrou sua resiliência e eficiência.
O prefeito eleito Dr. Custódio Tavares agradeceu a todos os funcionários e se disse ansioso para trabalhar ao lado do SAAE em prol da população de Indaiatuba.
HISTÓRIA
A história da distribuição de água na cidade de Indaiatuba nos leva ao início do século XX, com a instalação de torneiras públicas espalhadas pelo perímetro urbano do povoado. Na década de 1930 se inicia a captação de água na represa do Cupini.
O SAAE iniciou suas atividades em 1970 e em 1971 as obras do novo Sistema de Abastecimento tiveram início. Na época Indaiatuba tinha 36 mil habitantes. A inauguração do sistema se deu no dia 11 de novembro de 1974. Com a nova Estação, Indaiatuba tinha pela primeira vez água tratada para uso de sua população, iniciando uma nova era na qualidade de vida do município.
O projeto do novo sistema inaugurado em 1974 previa o abastecimento da cidade até 1990, para uma população de aproximadamente 64 mil habitantes. Entretanto, no final da década de 1980, Indaiatuba já tinha 100 mil habitantes. Por isso em 1986 a Estação foi ampliada junto com o novo sistema de captação de água do Cupini/Morungaba.
Uma segunda ampliação aconteceu em 2004, quando cidade já somava 150 mil habitantes. A obra aumentou em 56% a capacidade de tratamento da Estação e comemorou seus 30 anos de funcionamento. Na época, já haviam mais duas estações de tratamento para atender outras regiões que estavam se desenvolvendo.
Nos últimos anos esse sistema passou por modernização, informatização e ampliações importantes, tendo destaque para a construção da barragem do rio Capivari-Mirim, que regularizou a vazão de captação do rio e reservatórios regionais importantes que trouxeram segurança hídrica para a região.
Hoje a ETA I é responsável pelo abastecimento de toda Zona Norte da cidade e trata as águas das represas do rio Capivari-Mirim (no Parque do Mirim), Cupini e Morungaba (no Museu da Água). Junto a esse sistema, atualmente existe um robusto sistema de reservação com 31 reservatórios espalhados pela região.
A cada dia a Estação se prova eficiente e de importância vital para a segurança hídrica de Indaiatuba, mesmo em momentos de severa estiagem. Em breve, a Estação passará por uma nova expansão que sua capacidade de tratamento em 50%.
(Com Matheus Kleim/SAAE Indaiatuba)