O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) realizou na última segunda-feira (17) na Emeb “Prof. Vicente Bernardinetti” a cerimônia de abertura do programa Educa Água, que completa quatro anos em 2017. O evento ocorreu às 8h15 no pátio da escola e contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar (PMDB), do superintendente do SAAE, Sandro Coral e da secretária municipal de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin, que fizeram a entrega das camisetas de uniformes do programa e assistiram a primeira exibição da peça teatral que será apresentada nas escolas municipais.
O principal objetivo do programa, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, é a redução do consumo de água nas Escolas de Educação Básica do Município através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários e da troca e conserto dos equipamentos hidráulicos nas escolas. As ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais e reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.
A Secretaria de Educação montou um cronograma de ações, que serão desenvolvidas durante todo o ano, que prevê a abordagem do assunto em sala de aula, o acompanhamento da leitura do hidrômetro, para que os alunos possam perceber o aumento e diminuição de consumo, possibilitando até mesmo verificar um possível vazamento e também a abordagem na feira de ciências, que acontece no mês de junho, onde os alunos irão demonstrar à comunidade experiências que envolvam a temática Água e Sustentabilidade.
O SAAE, além da entrega de camisetas do programa aos alunos do Ensino Fundamental e das apresentações do teatro, também irá distribuir uma cartilha, feita em linguagem de quadrinhos, intitulada Sane e sua turma em uma tarde no Museu, que conta a história de Sane e seus amigos em uma visita ao Museu da Água de Indaiatuba, onde apresentam diversos fatos sobre a história do saneamento na cidade e dados sobre a importância da água no nosso dia a dia.
“O SAAE está sempre investindo em obras e ações para atender a população com tecnologia e qualidade, mas mostrar para as crianças a importância da utilização correta da água, sem desperdícios e de forma consciente, é essencial para o futuro de todos”, destacou o superintendente Sandro Coral.